Veja quais são os voos partindo do Brasil para outros países na América do Sul – Junho 2022

Depois de mostramos as atuais ligações diretas entre Brasil e Europa e também Brasil e Estados Unidos, vamos agora explorar quais são os voos entre o Brasil e os outros países da América do Sul. Começaremos com Porto Alegre lá no Sul e subiremos até Belém no Norte.

Porto Alegre (POA)

Foto: GCMaps

A capital gaúcha conta atualmente com voos diretos para três destinos sul-americanos: Montevideo (MVD) e Punta del Este (PDP), no Uruguai, e Buenos Aires (Aeroparque – AEP), na Argentina.

A Azul Linhas Aéreas é responsável pelo voo entre POA e MVD, que é realizado diariamente com o Embraer 195. A companhia também opera com o E-Jet a ligação entre POA e Punta del Este, duas vezes na semana.

O trajeto para o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, é efetuado pela Aerolineas Argentinas quatro vezes na semana, predominantemente com o Boeing 737-700 da companhia.

Antes da pandemia, Porto Alegre contava com voos sem escalas para Lima realizados pela LATAM e pela Avianca. A LATAM anunciou que retomará a operação no próximo dia 02 de julho, enquanto a Avianca ainda não tem previsão. A capital gaúcha também recebia voos diretos de Santiago do Chile com a LATAM, que não anunciou se reativará a rota.

Florianópolis (FLN)

Foto: GCMaps

Floripa é um destino bastante buscado por turistas sul-americanos, principalmente argentinos, uruguaios e chilenos. A cidade conta atualmente com apenas uma ligação direta para Buenos Aires.

A GOL Linhas Aéreas é responsável por operar o trajeto três vezes na semana, intercalando o Boeing 737-800 com o Boeing 737 MAX 8.

A SKY Airline retomará suas operações diretas entre Santiago e Florianópolis no próximo dia 03 de julho, com o A320 e operando três frequências semanais.

A Aerolineas Argentinas costuma a ser visitante regular na cidade com voos para Buenos Aires e Córdoba, mas normalmente durante a temporada do verão (Novembro – Fevereiro).

Curitiba / São José Dos Pinhais (CWB)

Foto: GCMaps

O Aeroporto de São José dos Pinhais, localizado na grande Curitiba, conta atualmente com quatro frequências semanais de/para o Aeroparque, em Buenos Aires. As ligações são efetuadas com o Boeing 737-700 da Aerolineas Argentinas.

A companhia retomou recentemente seus voos na capital paranaense e antes da pandemia as operações eram para o Aeroporto Internacional de Ezeiza.

São Paulo / Guarulhos (GRU)

Foto: GCMaps

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Guarulhos possui voos diretos para 8 cidades sul-americanas e esse número deve aumentar nas próximas semanas.

Chile:

O trajeto entre GRU e Santiago é realizado pela chilena SKY Airline e também pela LATAM Airlines. Em junho, segundo o Siros, 104 voos regulares de passageiros foram programados no trecho, sendo que em julho o número é expressivamente maior: 165 voos previstos ao longo de todo mês. Tal aumento se deve ao aumento de 5 para 7 voos semanais da SKY e novas frequências da LATAM. A GOL deve retomar seus voos entre Guarulhos e Santiago no final de outubro.

Argentina:

Guarulhos – Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza) é o mercado internacional com mais voos disponíveis partindo/chegando de GRU. Ao todo são 7 frequências diárias entre Guarulhos e o Aeroparque, sendo 3 da Aerolineas Argentinas, 2 da GOL e 2 da LATAM. O trajeto entre GRU – EZE tem menos opções diárias, mas mais variedade de empresas aéreas! A Swiss (2x), Qatar Airways (3x), Ethiopian Airlines (3x), British Airways (7x), Flybondi (5x), Turkish Airlines (3x) e Air Canada (4x) disputam a rota. Em junho, segundo o Siros, cerca de 321 voos EZE/AEP – GRU foram programados, enquanto em julho serão 391.

A cidade de Mendoza também recebe voos vindos de Guarulhos. Ao todo são 5 semanais, sendo dois da GOL e três da LATAM. No próximo mês, as cidades contarão com voos diários entre si, suprindo assim a demanda da alta temporada.

A Aerolineas Argentinas lançou novas rotas inéditas de/para GRU. Serão voos para El Calafate, Córdoba, San Martin de Los Andes, Salta com conexão para Tucumán e Ushuaia, além de voos diários para Bariloche. Os novos trajetos devem começar agora em julho, atendendo a demanda da alta temporada.

Por fim, a GOL Linhas Aéreas também aumentará sua malha Guarulhos-Argentina, estreando voos para Córdoba e também Rosário, a partir de novembro.

Uruguai:

A capital uruguaia conta atualmente com dois voos diários de/para GRU, sendo um da LATAM e um da GOL. Em julho deve haver um pequeno acréscimo de frequências no trecho.

A Azul começou a operar desde o dia 02/06 alguns voos não regulares de passageiros entre Guarulhos e Punta Del Este.

Paraguai:

Asunción, por sua vez, possui em média 10 ligações semanais com Guarulhos, operadas tanto pela LATAM, quanto pela GOL.

Bolívia:

Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, é mais uma cidade sul-americana que conta com voos sem escalas para GRU. Atualmente, a BoA – Boliviana de Aviación, voa diariamente na rota, enquanto a GOL realiza 4 voos semanais. Ambas utilizam o Boeing 737-800 no trecho. Em julho, a BoA irá adicionar três frequências semanais, às terças, quintas-feiras e sábados, no trajeto.

Peru:

A capital peruana tem atualmente uma média de dois voos diários de/para Guarulhos. Todos eles são operados pela LATAM, que intercala o A320 com o Boeing 767 no trajeto. No final de outubro, a GOL voltará a realizar o trecho, que será efetuado com o Boeing 737 MAX 8. A Avianca também realizava o voo entre GRU e Lima, mas segue sem previsão de retorno na rota.

Colômbia:

Bogotá e Guarulhos contam com três voos diários da Avianca, sendo dois operados pelo A319/A320 e um pelo Boeing 787-8, que voltou a voar recentemente na rota. A LATAM Airlines também concorre no trajeto, com quatro frequências semanais, efetuadas pelo A320.

O Aeroporto de Guarulhos contará com voos diretos para a cidade colombiana de Medellín a partir do próximo dia 22, operados pela Viva Air e três vezes na semana.

Rio de Janeiro (GIG)

Foto: GCMaps

O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, atualmente conta com voos diretos para quatro cidades sul-americanas e nos próximos meses, assim como Guarulhos, deve ter um incremento de novos destinos na América do Sul.

No trajeto entre Rio – Buenos Aires (Aeroparque), a Aerolineas Argentinas conta com 12 frequências semanais, enquanto a GOL Linhas Aéreas opera um voo diário. Ambas utilizam o Boeing 737 MAX 8 ou o Boeing 737-800 no trecho. A Flybondi também possui voos entre a Cidade Maravilhosa e a capital argentina, mas para o Aeroporto de Ezeiza. Atualmente são 8 frequências na semana realizadas pela low-cost e a partir do dia 28/06 a companhia terá duas frequências diárias no trajeto.

Ainda falando de Argentina, a GOL Linhas Aéreas estreia a partir de novembro voos para Córdoba e Rosário partindo do GIG.

O voo entre Galeão e Santiago é operado 2 vezes por dia, uma com a LATAM e a outra com a chilena SKY Airline. Ambas utilizam o A320ceo ou o A320neo no trajeto.

Para Lima, o Rio de Janeiro conta com três voos semanais da LATAM, enquanto Bogotá possui uma frequência diária operada pela Avianca. Ambas as ligações são efetuados também com o Airbus A320.

Um trajeto que já foi regular e ainda não tem previsão de retorno é entre Rio e Montevideo, capital do Uruguai.

Brasília (BSB)

Foto: GCMaps

Brasília possui quatro ligações semanais para o Aeroparque, na capital argentina. Os voos são efetuados às terças, quartas-feiras, sábados e domingos pela Aerolineas Argentinas, com o Boeing 737-700.

Salvador (SSA)

Foto: GCMaps

A capital baiana conta atualmente com dois voos semanais às quintas-feiras e domingos da Aerolineas Argentinas para Buenos Aires (Aeroparque). O trajeto é operado pelo Boeing 737 MAX 8. Não há previsão de acréscimo de frequências na rota.

Belém (BEL)

Foto: GCMaps

A cidade de Belém possui ligações com Paramaribo, capital do Suriname. Essa é uma rota tradicional e operada já há muito tempo. Atualmente quem realiza o serviço é a GOL, uma vez na semana aos domingos, e também a Fly All Ways, que opera em BEL com o clássico Fokker 70 em dias esporádicos. A Surinam Airways realizava a rota, mas suspendeu temporariamente a operação no trajeto.

A capital paraense contava antes da pandemia com ligações diretas para Caiena, na Guayana Francesa, operadas pela Azul. Por enquanto, a retomada dessa linha ainda não foi anunciada.

Outros Aeroportos

Antes da pandemia, diversas outras cidades brasileiras como Campinas, Confins, João Pessoa, Fortaleza e Recife contavam com voos diretos para Buenos Aires. Ainda não existe previsão para a retomada dessas operações.

Foz do Iguaçu por sua vez até pouco tempo tinha uma ligação sem escalas para Santiago com a low-cost JetSmart. O voo foi cancelado temporariamente e segundo o site H2FOZ, já tem data para voltar: 17 de novembro. A cidade das Cataratas também ganhará em outubro voos diretos para Lima com a LATAM.

Porto Seguro durante a alta temporada costuma receber operações fretadas e regulares para Buenos Aires e Córdoba, geralmente operadas pela Aerolineas Argentinas e pela GOL. Nada consta no Siros sobre voos para Argentina partindo de Porto Seguro para essa próxima temporada.

E você tem voo programado para algum destino na América do Sul? Conte para nós!

Links utilizados para pesquisa:

ANAC – SIROS

https://www.flightradar24.com/data/airports

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *