Veja quais cidades brasileiras possuem ligações diretas com a Europa – Maio/Junho 2022

Foto via GCMaps

O período de férias escolares está se aproximando e o verão europeu também! Com isso a busca por viagens aumenta e a Europa possui diversos destinos que não saem da lista dos mais procurados pelos brasileiros, seja para ver a Torre Eiffel, em Paris; o Coliseu, em Roma; as praias de Algarve, em Portugal ou também para aproveitar os ‘agitos’ das ilhas Gregas. Assim como mostramos as ligações diretas entre Brasil e Estados Unidos, veja agora quais são os voos regulares de passageiros ativos entre o nosso país e a Europa (meses de maio e junho), além do que esperar para os próximos meses.

Belém – BEL

O Aeroporto Val De Cans em Belém é a nossa primeira parada. Atualmente a capital paraense conta com voos diretos para Lisboa, operados pelo Airbus A321LR da TAP, que tem capacidade para 171 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 155 na econômica.

A companhia inclusive ampliou recentemente suas frequências em Belém, passando de duas semanais para três, conforme reportamos. Os voos acontecem às terças, quintas e sábados.

Antes da pandemia, os voos entre Portugal e a capital paraense eram operados pelo Airbus A330-200 da aérea de bandeira portuguesa.

Belo Horizonte – CNF

Com uma média de 850 voos semanais, o aeroporto mais movimentado do estado de Minas Gerais também possui ligações diretas para Lisboa.

A TAP é responsável por cumprir o trajeto diariamente para Belo Horizonte – Confins. O Airbus A330neo e o A330-200 são escalados nos voos para o aeroporto mineiro.

Brasília – BSB

A capital do Brasil é mais uma das várias cidades que possuem voos diretos para Portugal, operados pela TAP.

Atualmente são 5 frequências semanais às segundas, terças, quintas, sextas e aos domingos, todas operadas pelo Airbus A330neo, que acomoda 298 passageiros em duas classes, sendo 34 na executiva e 264 na econômica.

Não há previsão de acréscimo de frequências em BSB.

Campinas – VCP

A capital portuguesa faz parte dos mais de 150 destinos disponíveis na rede de voos da Azul Linhas Aéreas e é atualmente o destino internacional que a companhia possui mais frequências semanais.

São 13 ligações na semana entre Campinas e Lisboa, quase dois voos diários. Ambas as frequências são operadas pelos Airbus A330neo e A330-200 da empresa.

Antes da pandemia, além de Lisboa, a Azul voava direto entre Campinas e Porto (Portugal). Até o momento a companhia não divulgou se tem planos de retomar os voos para a cidade portuguesa.

Fortaleza – FOR

No período pré-pandemia, a cidade de Fortaleza estava fervendo de voos internacionais, incluindo vários para a Europa. Atualmente a capital cearense conta com ligações diretas para Lisboa e Paris.

Os voos para Lisboa são operados diariamente pela TAP com o Airbus A330neo e esporadicamente com o A321neoLR.

A ligação para Paris é feita três vezes na semana pela Air France, que utiliza o Boeing 777 e o 787 no trecho. Os voos são realizados às terças, sextas e domingos.

A Air Europa antes da pandemia ligava Fortaleza a Madri com duas frequências semanais. Por enquanto não há data confirmada, mas espera-se que a aérea espanhola retome seus voos em FOR no próximo semestre.

Fortaleza também possuía voos da KLM no período pré-pandemia, no entanto ainda não há previsão de quando a cidade nordestina voltará a ter ligações diretas para Amsterdam.

Maceió – MCZ & Natal – NAT

A TAP também marca presença em Natal e Maceió com voos para Portugal! A capital do estado do Rio Grande do Norte recebe 5 ligações semanais diretas de Lisboa, sendo que duas delas, às quintas e aos sábados, são estendidas até a capital alagoana. Confira:

LIS-NAT-LIS: terças, quartas e sextas-feiras

LIS-NAT-MCZ-NAT-LIS: quintas e sábados

Todos os trajetos são operados pelo Airbus A321neoLR.

Porto Alegre – POA

Há cerca de um mês, Porto Alegre voltou a receber voos diretos para a Europa, após um hiato de mais de dois anos.

A TAP está realizando três voos semanais da capital gaúcha para Lisboa, a maioria das operações vêm sendo operadas pelo único Airbus A330-200 restante na frota da companhia portuguesa: o CS-TOO. Esporadicamente o A330neo aparece em POA.

A empresa não divulgou se irá acrescentar frequências em Porto Alegre.

Recife – REC

O Aeroporto Internacional dos Guararapes, localizado na capital pernambucana, é o mais movimentado do Nordeste com cerca de 700 voos semanais.

Atualmente REC conta apenas com ligações diretas para Lisboa, também operadas pela TAP. Os voos são diários e efetuados pelo A330neo. Anteriormente, o voo da companhia portuguesa para Maceió realizava uma escala em Recife, mas agora a parada é em Natal, conforme já mencionado.

Antes da pandemia, Recife possuía voos da Air Europa para Madri. A empresa tinha voos para retomar as operações na capital pernambucana agora em Junho, mas ainda segue sem previsão de quando irá voltar a ligação entre REC e MAD.

Rio de Janeiro – GIG

O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, antes da pandemia já não contava com um leque tão amplo de voos como em décadas passadas e agora no pós pandemia vêm retomando gradualmente os seus voos.

A Cidade Maravilhosa conta atualmente com ligações diretas para seis cidades europeias, são elas: Lisboa, Porto, Paris, Munique, Amsterdam e Londres.

A TAP opera uma média de 11 frequências semanais em GIG, sendo 10 para Lisboa e uma para Porto. No mês de junho a companhia possui 49 voos programados no Rio e em julho terá um pequeno aumento, para 54 operações programadas.

Os voos para Paris são operados diariamente pela Air France com o Boeing 77W. Já as frequências para Londres são realizadas pela British Airways às segundas, quartas, quintas e aos sábados e domingos.

A Lufthansa opera o voo para Munique cinco vezes na semana com o A350-900, que acomoda 293 passageiros em três classes. A alemã começou o voo entre Rio e Munique no último mês de março, substituindo o trecho que antes era para Frankfurt.

Por fim, a KLM é responsável pelo voo diário para Amsterdam, operado pelo Boeing 787-9.

Empresas aéreas como a Iberia e a Alitalia voavam antes da pandemia para o Rio de Janeiro. A espanhola chegou a retomar os voos no Galeão no final de 2020, mas foram suspensos após alguns meses e devem ser retomados novamente agora em julho, com três voos semanais utilizando o A330-200. A Alitalia por sua vez não existe mais e quem assumiu a malha de voos da companhia foi a novata ITA Airways, que ainda não tem planos de voar para o Rio de Janeiro.

Salvador – SSA

Salvador atualmente conta somente com ligações para Lisboa. A TAP realiza o trajeto 5 vezes na semana às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados com o Airbus A330neo.

A Air Europa voava entre a capital baiana e Madri antes da pandemia e já tem data para retomar os seus voos em Salvador: 21 de dezembro!

São Paulo – GRU

O mais movimentado aeroporto do Brasil é também o que mais possui ligações para a Europa. Doze cidades europeias são atendidas com diretos de GRU. Confira:

Portugal: são três voos diários entre Guarulhos e Lisboa, dois sendo operados pelo A330neo da TAP e um pela LATAM que intercala os Boeing 767 e 787-9 no trajeto. O voo para Porto, também operado pela TAP, em maio foi efetuado apenas uma vez na semana e a partir de junho passa para três vezes semanais.

Espanha: Madri, assim como Lisboa, também recebe três voos diários partindo de GRU. Um operado pela Iberia com o A330-300, outro pela LATAM com o Boeing 77W e 787-9, por fim, o outro é realizado pela Air Europa com o Boeing 787-9. A cidade de Barcelona também é servida com quatro voos semanais efetuados pelo Boeing 767-300WL da LATAM.

França: a Air France possui dez voos semanais entre Guarulhos e Paris. O voo diário é operado pelo A350-900, enquanto as três frequências adicionais são realizadas pelo Boeing 77W. A partir de julho há previsão do Boeing 787-9 substituir o A350 no voo diário. A capital francesa é ligada também pela LATAM, seis vezes na semana com o Boeing 787-8 ou Boeing 787-9.

Itália: A ITA Airways está prestes a iniciar os seus voos em GRU. A partir do dia 02 de junho a companhia estreia na rota entre Roma e Guarulhos com cinco frequências semanais, operadas pelo A330-200. A partir de agosto, a italiana pretende introduzir o A350-900, que intercalará com o A330 no trecho. Em julho, Roma também ganhará voos da LATAM, que voará três vezes na semana com o Boeing 777 entre Guarulhos e a capital da Itália. A LATAM também liga São Paulo à capital da moda: Milão. São quatro voos semanais operados com o Boeing 77W.

Suíça: o trajeto para Zurique é realizado diariamente pela Swiss com o Boeing 77W.

Reino Unido: a LATAM voa atualmente seis vezes na semana entre GRU e Londres com o Boeing 77W. A partir de julho o voo será diário. A British Airways por sua vez realiza o trajeto diariamente com o A350-1000, que acomoda 331 passageiros em três classes.

Holanda: a KLM voa sete vezes na semana entre São Paulo e Amsterdam com o Boeing 777-300.

Alemanha: Frankfurt recebe dois voos diários de São Paulo. Um da LATAM com o Boeing 77W e o outro operado pela Lufthansa com o Boeing 747-8i, que tem capacidade para 364 passageiros em quatro classes. A companhia alemã voava anteriormente também entre GRU e Munique, mas ainda não há previsão de quando essa ligação será retomada.

Turquia: o país que está dividido entre a Europa e a Ásia também tem ligações diretas para GRU. A Turkish Airlines realiza o trajeto diariamente para Istambul com o Airbus A350-900.

Antes da pandemia, o Aeroporto de Guarulhos contava também com frequências da Air China que voava no trajeto entre GRU e Madri e depois seguia para Pequim, na China. Ainda não há previsão de quando a companhia retomará seus voos no Brasil.

Todas as regiões do nosso país possuem voos diretos para a Europa e a TAP está presente em onze das doze cidades brasileiras mencionadas. Enquanto muitas ligações entre Brasil e Estados Unidos ainda não foram retomadas no pós pandemia, os voos para a Europa estão quase lá!

E aí, você vai viajar para a Europa nos próximos meses? Conte para nós o seu próximo destino.

Fotos via GCMaps

Fontes de pesquisa: Siros, FlightRadar24 e sites das companhias aéreas

One Reply to “Veja quais cidades brasileiras possuem ligações diretas com a Europa – Maio/Junho 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *