Ministra do Turismo inicia diálogo com setor de aviação para redução no preço das passagens aéreas

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, iniciou o diálogo com o setor de aviação em busca de soluções que tornem o preço das passagens aéreas mais acessíveis no país – uma das prioridades da sua gestão. Nesta terça-feira (17), uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Marcelo Pedroso, abrangeu ações que podem reduzir custos operacionais do setor e, ao mesmo tempo, dar oportunidade de mais brasileiros voarem pelos céus do país.

Entre os itens da pauta estiveram as atuais políticas de precificação do combustível e tributária incidentes sobre o segmento, que é responsável pelo deslocamento de mais de 90 milhões de pessoas no Brasil – número antes da pandemia de Covid-19.

Segundo a ABEAR, a melhoria no ambiente de negócios no país pode resultar na redução de 17% do preço do querosene utilizado na aviação. Atualmente, combustíveis e lubrificantes representam 39% dos custos de um bilhete aéreo. Assim, uma eventual diminuição nestes custos poderia impactar positivamente os valores pagos pelo cidadão.

Também foram tratados temas como o fomento à aviação regional, conectando mais cidades pelo país, além da realização de investimentos na promoção de destinos pouco conhecidos. Por fim, Eduardo Sanovicz e Marcelo Pedroso se colocaram à disposição para debater ações que impactem positivamente o preço das passagens e democratizem o acesso aos serviços de aviação no país.

“Nos colocamos à disposição dos dois ministérios para, num esforço colaborativo, estimular a criação de políticas públicas voltadas ao turismo e para enfrentar a alta dos custos estruturais da aviação”, disse Sanovicz, presidente da ABEAR.

“Estamos à disposição para contribuir, trazer a expertise internacional e auxiliar no desenvolvimento do turismo e para que tenhamos uma aviação mais robusta”, disse Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da IATA.

Nos próximos dias a ministra Daniela Carneiro pretende convidar para uma reunião órgãos governamentais envolvidos no tema para iniciar uma rodada de conversas.

DIÁLOGO – Também nesta terça-feira (17), Daniela Carneiro se reuniu com o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Wilson Luiz Pinto, e integrantes da diretoria da entidade. Desde a última semana, a ministra do Turismo mantém uma extensa agenda de trabalho com instituições representativas do setor. “O objetivo é um só: unir esforços para reconstruir o Turismo no Brasil”, declarou Daniela Carneiro.

Informações via Ministério do Turismo

Redação ONTIME

Avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *