Agência de Apoio e Compras da OTAN encomenda novo Airbus A330 MRTT

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Airbus

A Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA) encomendou um Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT), aumentando a Frota Multinacional MRTT (MMF) para 10 aeronaves.

Este anúncio segue a decisão da Bélgica de aumentar seu número de horas no programa com um adicional de 1.100 horas de voo por ano. A Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet (MMF) fornece transporte estratégico, reabastecimento ar-ar e capacidades de evacuação médica para suas seis nações participantes: Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Noruega. 

Essas nações assinaram o Memorando de Entendimento que lhes permite compartilhar os custos proporcionalmente de acordo com o compromisso nacional de horas de voo por ano.

A MMU já opera sete A330 MRTTs e alcançou a cerimônia de Capacidade Operacional Inicial em 23 de março. A capacidade operacional total é esperada em meados de 2024.

“Desde a chegada da primeira aeronave em 2020 e especialmente desde o início da guerra na Ucrânia, o MMF está protegendo a soberania europeia e mostrando suas capacidades como um petroleiro multifuncional. Com este novo pedido, a NSPA já adquiriu um dos quatro MRTTs opcionais solicitados além das nove aeronaves contratadas anteriormente, demonstrando o nível de satisfação do cliente”, disse Jean Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defense e Espaço.

Seu sucesso depende da excelente cooperação entre a OTAN, as nações participantes e a indústria. O programa também é um exemplo de como as nações podem cooperar, reunindo e compartilhando recursos para obter acesso contínuo a recursos de última geração.

A unidade foi destacada no flanco oriental do órgão, bem como para a evacuação de civis e refugiados do Afeganistão e para exercícios multinacionais na região do Indo-Pacífico com a Força Aérea Alemã, entre outras missões.

Espera-se que dois dos navios-tanque ainda não entregues entrem em serviço em 2024, enquanto esta nova aeronave chegará no final de 2026. Os MRTTs da MMF operam a partir da MMU Main Operating Base (MOB) em Eindhoven (Holanda) e do Forward Operating Base Base (FOB) em Colônia (Alemanha).

*Com informações da Airbus

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *