Flight Report: de Puerto Iguazú para Buenos Aires; veja como é voar na low-cost JETSMART

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Nosso último Flight Report juntos aqui no ONTIME foi com a Azul Linhas Aéreas para a bela ilha de Fernando de Noronha. Hoje, nós iremos embarcar de Puerto Iguazú para Buenos Aires (Aeroparque) em uma linha aérea low-cost que vem se destacando na América do Sul: a jetSMART.

LINHA AÉREA: jetSMART / ROTA: IGR-AEP / AERONAVE: A320ceo LV-JQE / DURAÇÃO: 01h40

O Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú está localizado na cidade de Puerto Iguazú e é o segundo mais movimentado (considerando voos regulares) da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Ele também é uma das portas de entrada aos que desejam visitar as belezas naturais do local, como as incríveis quedas d’água das Cataratas do Iguaçu.

Cheguei por lá cerca de 3 horas antes do meu voo. Mais cedo, eu havia pousado no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu vindo de São Paulo e cruzei a fronteira terrestre entre Brasil e Argentina para embarcar em meu próximo voo.

O check-in já estava feito pelo celular, afinal não queria pagar um adicional para fazê-lo presencial no aeroporto. Tive que aguardar mais de uma hora para poder ingressar na sala de embarque, isso porque ela estava congestionada devido a um voo da Aerolíneas Argentinas, que naquele sábado estava sendo operado pelo Airbus A330-200.

Quando autorizado, passei pela inspeção de segurança e fiquei aguardando em frente ao meu portão, o de número 4. A aeronave já estava por ali aguardando. Naquela tarde eu voaria no Airbus A320ceo de matrícula LV-JQE, com apenas 4 anos de idade. Novo de fábrica, ele chegou para a jetSMART Chile em novembro de 2018 como CC-AWG e foi repassado para a jetSMART Argentina no mês de setembro do ano passado, onde recebeu sua matrícula atual. Cada aeronave do grupo possui um animal diferente estampado no estabilizador vertical e o LV-JQE tem um pinguim. Ele é batizado de Pinguino Rey.

O embarque foi iniciado com atraso às 14:30, horário em que devíamos estar decolando. Me acomodei no assento 17A, que foi escolhido de forma aleatória pela empresa.

O interior do avião faz jus à idade do mesmo, está novo e bem cuidado! As poltronas não haviam sido higienizadas do voo anterior e pelo menos as da fileira 17 estavam cheias de farelos.

Portas fechadas e iniciamos o pushback às 14h59. Minutos depois, às 15h08, deixávamos o solo de Puerto Iguazú rumo à capital argentina. Do lado esquerdo (onde eu estava sentado) era possível observar de longe as incríveis Cataratas.


+LEIA TAMBÉM: Tríplice Fronteira: confira qual é a movimentação atual nos aeroportos de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este


Tão logo estabilizamos, o serviço de bordo foi iniciado. Era pago e o cardápio podia ser acessado através de um QR Code plotado nos assentos. Havia várias opções de snacks, sanduíches e bebidas, mas acabei não adquirindo nada.

Na maior parte do voo, o céu estava azul e voamos sem qualquer turbulência. As nuvens começaram a aparecer mais próximas de Buenos Aires e nossa aproximação para o Aeroparque foi iniciada às 16:22.

Cruzamos algumas camadas e a capital argentina, acompanhada do Rio da Prata, foram surgindo aos poucos. Alinhamos com a pista 13 do Aeroparque Jorge Newbery e a aproximação final foi bastante turbulenta. Ventava muito naquela tarde e o Airbus foi “brigando” com o vento até tocar o solo.

Pousamos às 16h48 (local) e estacionamos em uma posição remota. O desembarque aconteceu sem maiores problemas e fomos levados de ônibus ao terminal.

Encerramos aqui mais um Flight Report! Nos vemos em uma próxima viagem.

Você já viajou com a jetSMART? Conte como foi a sua experiência:

Fábio Passalacqua

3 Replies to “Flight Report: de Puerto Iguazú para Buenos Aires; veja como é voar na low-cost JETSMART”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *