Flight Report: Voando bate-volta de Brasília para Juazeiro do Norte num Fokker 100 da extinta Avianca Brasil

No último Flight Report, o ONTIME voou no Airbus A220-220 da Swiss de Zurich para Londres. Hoje, convidamos vocês a embarcarem em mais um Flight Report em aeronaves que atualmente são bem raras. Viaje conosco* de Brasília a Juazeiro do Norte no Fokker 100, conhecido como MK-28 da extinta Avianca Brasil.

*Esse Flight Report foi escrito e cedido por Alexandre Oliveira a convite do ONTIME.

Antes de tudo, contarei a história por trás do voo de hoje. 

Esse autor tem um apreço particular pelo Fokker 100. Em 2015, a única opção de voar nesse lendário avião dentro Brasil era com a Avianca. No entanto, operá-lo estava custando cada vez mais caro para a companhia que naquela altura, já tinha um projeto de aposentá-lo em breve. 

Sabendo disso, busquei algumas opções de rotas para poder comprar os bilhetes e poder voar nele antes do fim de suas operações. Depois de algumas pesquisas, comprei o bilhete no trecho Goiânia-Guarulhos para viajar dia 15 de abril de 2015.

Na véspera do voo, ao consultar no site da companhia, para minha surpresa notei que haviam trocado o avião para um Airbus A318, ou seja, o plano de voar no Fokker parecia frustrado. 

Mesmo assim, no dia do voo fui para o aeroporto na expectativa que o Fokker 100 aparecesse para cumprir a programação até Guarulhos. Mas, veio o Airbus. A frustração só não foi maior pois o Airbus A318 também é um avião raríssimo. Embarquei para Guarulhos para poder aproveitar o dia e os bilhetes, voltando no mesmo dia para Goiânia num Embraer E195 operado pela Azul.

No mesmo dia, ao chegar em casa, escrevi uma carta para a Avianca relatando o ocorrido e no dia seguinte postei nos Correios.

Eu sabia que a minha chance de voar naquele avião estava cada vez mais escassa, e portanto, não ter conseguido voar naquele dia me deixou ainda mais receoso de não conseguir viver tal experiência. Na carta, contei o quanto eu havia me planejado para aquele voo e o quanto não ter vivido isso me deixou frustrado. 

Alguns dias depois, para minha surpresa, recebi um e-mail do então Coordenador de Planejamento de Linhas da Avianca, Renato Carbonieri.

Ele pediu a confirmação do meu telefone e, minutos depois da minha resposta, me ligou. Carbonieri se solidarizou com a minha frustração e contou um pouco sobre o motivo da troca da aeronave: o Fokker estava em uma manutenção não programada e por isso a mudança para o Airbus foi necessária. 

Mas, a surpresa maior ainda estava por vir… Renato informou que em nome da Avianca, me concederia uma viagem cortesia numa data a minha escolha para eu poder ter uma experiência de voo no Fokker.

Nem precisei pensar muito sobre a data: 11 de junho, meu aniversário. Logo após encerrarmos a ligação, recebi em meu email os bilhetes da viagem. Fui surpreendido pela atitude da companhia, eu não esperava por aquilo nem nos meus pensamentos mais otimistas. 

Meu destino seria Juazeiro do Norte, saindo de Goiânia com conexão em Brasília. Os detalhes desse voo você confere a seguir.

Esse Flight Report é uma continuação do “Como foi voar no Airbus A318 da extinta Avianca Brasil”. No primeiro voo, voamos de Goiânia para Brasília para em seguida pegar o segundo voo até Juazeiro do Norte.

Nessa segunda etapa, a aeronave escalada para o voo foi o Fokker 100 de matrícula PR-OAU, com configuração de 2-3 assentos em classe econômica.

CIA: AVIANCA BR / TRECHO: BSB-JDO-BSB / AERONAVE: FOKKER 100 – PR-OAU / DATA: 11/06/2015

Em Brasília, o tempo de conexão era razoável, e assim que o voo de Goiânia pousou, procurei nos telões a indicação de qual seria o portão de embarque para o voo de Juazeiro. Feito isto, me aproximei do portão para poder aguardar o embarque, onde foi possível fazer as fotos abaixo:

Chegada a hora da partida, embarquei e sentei na poltrona 20A, praticamente ao lado dos motores, conforme mostra o registro abaixo:

O percurso até Juazeiro ocorreu sem grandes percalços, com excessão da temperatura ligeiramente elevada a bordo do Fokker 100. O serviço de bordo contou com um sanduíche, uma bolinho e algumas opções de bebidas. Antes do desembarcar, pedi licença ao comandante do voo para acessar a cabine de comando, que prontamente me atendeu.

Minha passagem por Juazeiro foi rápida. Após conhecer o cockpit do Fokker 100, desembarquei, conheci o pequeno saguão do aeroporto, conversei um pouco com a tripulação do voo e, após alguns minutos já era hora de embarcar de volta para Brasília.

No voo da volta, a aeronave estava com baixa ocupação, e apesar de estar alocado na poltrona 15A, acabei trocando de lugar algumas vezes para fotografar por ângulos diferentes, inclusive um belíssimo por do sol já em descida para a Capital Federal, Brasília.

Depois de um voo tranquilo, pousamos em Brasília no comecinho da noite.

VOO 1: O66125

Trecho: BSB-JDO – Aeroporto de Brasília – Aeroporto de Juazeiro do Norte 

Decolagem: / Pouso: 12:09 / 14:30

Tempo de Voo: 02h21

VOO 2: O66124

Trecho: JDO-BSB – Aeroporto de Juazeiro do Norte – Aeroporto de Brasília

Decolagem: 15:55 / Pouso: 18:15 

Tempo de Voo: 02:20

Anexo: Cartão de Embarque.

SOBRE A AVIANCA BRASIL

Avianca Brasil, anteriormente OceanAir Linhas Aéreas, foi uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, fundada em 1998, fazia parte do Synergy Group, que é proprietário da Avianca Holdings, porém tinham operações independentes. Embora com a mesma marca da Avianca colombiana, a companhia possuía identidade jurídica distinta.

Você pode conferir um pouco da história da Avianca nesse vídeo do canal Aviões e Músicas.

A companhia teve suas operações suspensas em 24 de maio de 2019.

No dia 6 de julho de 2020, a Avianca Brasil entrou com pedido de falência na Justiça.

No dia 14 de julho de 2020, a justiça decretou falência da Avianca Brasil.

-> Veja também: Recentemente o ONTIME produziu uma matéria de quais Fokker 100 ainda estão ativos ao redor do mundo, confira.

Assim concluímos mais um Flight Report ONTIME. E você, teve a oportunidade de voar no Fokker 100? Conte para nós nos comentários.

Redação ONTIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *