Flight Report: Como foi voar no Airbus A318 da extinta Avianca Brasil

SOBRE O VOO

O trecho de Goiânia-Brasília-Goiânia é um dos voos comerciais mais curtos do mundo, e quem já teve a oportunidade de voar nessa rota, sabe bem que esse voo é quase um voo panorâmico.

A nossa experiência não poderia ser diferente. Embarcamos no dia 11 de junho de 2015 com destino a Brasília, num voo operado pela extinta Avianca Brasil, a bordo de um raro Airbus A318 num curto voo de uma bela manhã de quinta-feira. Mesmo sendo um trajeto tão pequeno, ainda houve um rápido de serviço de bordo, onde foi entregue um bolinho aos passageiros que desejassem.

O voo em questão tinha a mesma numeração para duas etapas – decolava de Guarulhos, pousava em Goiânia, e seguia para Brasília como O66362.

Se não fosse o grande HUB em Brasília das companhias aéreas, certamente esse voo seria economicamente inviável, pois as passagens sairiam muito caras para um trecho tão curto, considerando os custos operacionais de um voo.

Ainda assim, a capital de Goiás ainda conta com ligações de voos diretos até a capital federal, em Brasília, atualmente operado por LATAM e Gol, onde as mesmas possuem um grande centro de conexões.

SOBRE O A318

Falando um pouco do Airbus A318, este é considerado um avião raro, foram poucas unidades produzidas e poucos operadores pelo mundo, no total, apenas 80 unidades na história foram fabricadas entre os anos de 2001 e 2013. Sua primeira operadora foi a Frontier Airlines, nos Estados Unidos.

No Brasil, apenas a Avianca Brasil chegou a operá-lo num total de 15 aviões, cada um era configurado para levar até 120 passageiros em classe econômica.

O Airbus A318 é certificado para pousar em declives mais íngremes do que o normal, com potencial para transformar as operações de longa distância entre os centros das cidades, além de reduzir o tempo e os custos para viajantes de negócios.

É o menor membro da família A320, pelo qual às vezes se denomina o Mini-Airbus ou Baby-bus. Durante o desenvolvimento foi conhecido como A319M3, o que indica que é um derivado do A319 mas com 3 seções de fuselagem a menos. A aeronave é 6 metros mais curta e 14 toneladas mais leve que seu predecessor.

Comprimento: 31,4 m
Envergadura: 34,1 m
Altura: 12,6 m

DADOS DO VOO

Data do Voo: 11/06/2015

Companhia: Avianca Brasil

Voo: O66362

Aeronave: Airbus A318-100 / Matrícula: PR-OND

Assento: 20A

Trecho: GYN-BSB – Aeroporto de Goiânia – Aeroporto de Brasília

Horário Programado: 10:06 / 11:01

Decolagem: 10:08 / Pouso: 10:35

Tempo de Voo: 00:27.

SOBRE A AVIANCA BRASIL

Avianca Brasil, anteriormente OceanAir Linhas Aéreas, foi uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, fundada em 1998, fazia parte do Synergy Group, que é proprietário da Avianca Holdings, porém tinham operações independentes. Embora com a mesma marca da Avianca colombiana, a companhia possui identidade jurídica distinta.

Você pode conferir um pouco da história da Avianca nesse vídeo do canal Aviões e Músicas.

Encerrou suas atividades em 24 de maio de 2019 (suspensão das operações).

No dia 6 de julho de 2020, a Avianca Brasil entrou com pedido de falência na Justiça.

No dia 14 de julho de 2020, a justiça decretou falência da Avianca Brasil.

Redação ONTIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *