Há exatos 15 anos, era entregue o primeiro Airbus A380

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Damien Aiello via Wikimedia Commons

Há exatamente 15 anos, o primeiro Airbus A380 era entregue à uma empresa aérea. O fato aconteceu pouco mais de dois anos da primeira decolagem do quadrimotor, que ocorreu no dia 27 de abril de 2005.

Com uma cerimônia realizada no Delivery Centre da Airbus, em Toulouse, na França, o Airbus A380, de matrícula 9V-SKA e número de série 003, foi entregue à Singapore Airlines, cliente lançadora do modelo. O então CEO da aérea asiática, Chew Choon Seng, disse que o gigante era “a nova rainha dos céus”. O dia foi um marco não só na trajetória da Airbus e da Singapore Airlines, como também na história da aviação. O maior avião de passageiros já fabricado no mundo estava pronto para decolar em voos comerciais!

O primeiro serviço regular do 9V-SKA aconteceu 10 dias depois, no dia 25 de outubro. O quadrimotor decolou de Cingapura para Sydney, na Austrália, no voo SQ380. Com ocupação total, todo valor arrecadado foi doado pela companhia à instituições de caridade em um evento que aconteceu na cidade australiana no dia seguinte do voo.

Em 2007, a Airbus entregou somente uma unidade do modelo e no ano de 2008 foram 12 unidades, sendo cinco para a Singapore Airlines, quatro para a Emirates, que hoje é a maior operadora do A380 no mundo, e três para a Qantas.

A Emirates conta com 119 A380s em sua frota, sendo que 74 deles estão ativos e 45 estocados

Com o passar do tempo, o maior avião do mundo não emplacou como o esperado pela Airbus, que até chegou a cogitar uma versão “Plus” do modelo, mas acabou não vingando. Em 2020, o projeto foi praticamente enterrado, visto que a forte queda da demanda causada pela pandemia, forçou as empresas aéreas a cancelarem milhares de voos. Por ter um alto custo de operação, o A380 foi deixado de lado por algumas empresas, como a Air France, Thai Airways e a Malaysia Airlines, que já vinha estudando retirar a aeronave de sua frota. A Etihad Airways ainda está analisando se voltará a voar com o quadrimotor, por enquanto, os dez que faziam parte da frota da empresa estão estocados.


+LEIA TAMBÉM: Airbus A350 da Azul realiza hoje seu primeiro voo internacional


Com os gráficos da pandemia em queda, a demanda por viagens voltou a ser alavancada e os Superjumbos da Airbus foram gradualmente sendo reativados. Hoje, nove empresas aéreas possuem A380s ativos. São elas: All Nippon Airways (ANA), Asiana, British Airways, China Southern Airlines, Emirates, Korean Air, Qantas, Qatar Airways e Singapore Airlines. A Lufthansa está em processo de reativação da aeronave.

Voltando ao primogênito (9V-SKA). Ele teve uma vida curta de apenas 13.7 anos e além de ter sido o primeiro A380 a ser entregue no mundo, também foi o primeiro a ser desmontado.

O Airbus A380 é uma dos aviões mais seguros já produzidos na aviação, sem ter tido nenhum acidente fatal em seus 15 anos de voos comerciais. O fato é que mesmo não se tornando um êxito como a Airbus previa, o Superjumbo se tornou uma aeronave emblemática e que atrai olhares por onde passa. Aqui no Brasil, multidões já se juntaram para ver o Airbus de perto em algumas ocasiões, como o primeiro voo regular dele pela Emirates no Aeroporto de Guarulhos, em 2017.

Foto: Jörg Hempel

Ao todo, foram construídas 251 unidades, sendo 130 equipados como os motores EA e 121 com os motores Rolls Royce. O último Airbus A380 entregue foi para a Emirates, no mês de dezembro de 2021, colocando um ponto final na produção do maior avião de passageiros já fabricado até então.

Hoje, pouco mais de 120 deles estão ativos ao redor do mundo. Vida longa ao A380!

Fábio Passalacqua

3 Replies to “Há exatos 15 anos, era entregue o primeiro Airbus A380”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *