China Southern deixará de voar com o A380; último voo está marcado para domingo

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Humphrey Manusiwa

Única aérea chinesa a operar o Airbus A380, a China Southern Airlines deixará de voar com o modelo muito em breve. Ela foi uma das poucas companhias no mundo que manteve o quadrimotor ativo durante os períodos mais críticos da pandemia.

Os dois primeiros Airbus A380 chegaram para a China Southern em 2011, seguidos de mais dois em 2012 e um último em 2013, totalizando cinco unidades. No ano passado, a empresa começou a retirá-los de serviço. Os dois primeiros (B-6136 e B-6137) deixaram de voar no final de 2021 e foram enviados para o deserto de Mojave, nos Estados Unidos, onde estão armazenados. Com isso restaram três, sendo que um deles (B-6138) está estacionado e apenas dois seguem ativos, mas por pouco tempo.

De acordo com o informado pelo site Simple Flying e pelos dados do Cirium, existem apenas mais duas rotações previstas para os Airbus A380s da China Southern agora em Novembro. Uma delas está acontecendo hoje (04) e a outra está prevista para acontecer entre amanhã (05) e domingo (06). Não há nenhum outro voo marcado para os próximos meses.

O Airbus de matrícula B-6140 está voando de Amsterdam para Guangzhou como CZ308, no momento da realização desta matéria. Hoje mais cedo, ele realizou o sentido inverso, da China para os Países Baixos.

Amanhã (05), o gigante da aérea chinesa decola de Guangzhou para Los Angeles e no domingo (06) realiza o trajeto contrário, colocando um ponto final nas operações comerciais do Airbus A380 na China Southern Airlines.


+LEIA TAMBÉM: Há exatos 15 anos, era entregue o primeiro Airbus A380


Algumas empresas aéreas já estudavam retirar o gigante quadrimotor de suas frotas antes mesmo da crise causada pela pandemia. Por ter um alto custo operacional, a Air France, Thai Airways e a Malaysia Airlines deixaram de voar com o modelo. A Etihad Airways ainda está analisando se voltará a voar com o Airbus, mas por enquanto os dez que faziam parte da frota da empresa estão estocados.

Hoje, nove empresas aéreas possuem A380s ativos (ainda considerando a China Southern). São elas: All Nippon Airways (ANA), Asiana, British Airways, China Southern Airlines, Emirates, Korean Air, Qantas, Qatar Airways e Singapore Airlines. A Lufthansa está em processo de reativação da aeronave.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *