Frontier Airlines e Pratt & Whitney apresentam o primeiro A321neo com motores GTF

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Airbus

A Pratt & Whitney, uma empresa da Raytheon Technologies, e a Frontier Airlines receberam na última terça-feira (11) a primeira aeronave Airbus A321neo, equipada com motores Pratt & Whitney GTF™, em uma comemoração no Aeroporto Internacional de Tampa.

Em reconhecimento ao relacionamento das empresas, a Frontier pediu aos funcionários da Pratt & Whitney que nomeassem as três primeiras aeronaves. O primeiro avião foi batizado de ” Frederick the Bald Eagle ” em homenagem ao fundador da empresa, Frederick B. Rentschler , reconhecendo a história de quase 100 anos da fabricante de motores. A aeronave apresenta a águia careca da Pratt & Whitney na cauda e marca a primeira das 144 aeronaves da família A320neo, sendo 134 compradas e 10 alugadas, para as quais a Frontier selecionou o motor GTF. 

Nos próximos meses, a Frontier revelará duas aeronaves adicionais com o nome de outros pioneiros da Pratt & Whitney, cada uma com seu próprio design de cauda.

Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney, juntou-se ao presidente e CEO da Frontier, Barry Biffle, juntamente com funcionários e convidados ilustres, no Aeroporto Internacional de Tampa para marcar a ocasião e o compromisso compartilhado com um futuro mais sustentável.

“Nossos funcionários são os verdadeiros pioneiros, comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias transformadoras que permitirão à indústria atingir seu compromisso de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Para o público voador, o motor Pratt & Whitney GTF significa foco na responsabilidade ambiental com menor consumo de combustível, menos emissões e menos ruído – mantendo as tarifas baixas e contribuindo para voos mais silenciosos e comunidades mais limpas”, disse Deurloo.

“Estamos entusiasmados em receber nosso primeiro A321neo, equipado com os inovadores motores GTF da Pratt & Whitney, na frota da Frontier”, disse Biffle. “A Frontier já é a companhia aérea mais verde da América com base em nossa frota jovem e altamente eficiente em termos de combustível, e essas novas aeronaves nos levarão ao próximo nível em termos de eficiência operacional e uma redução ainda maior de nossa pegada ambiental. O desempenho operacional oferecido por essas aeronaves gerará economias que podem ser repassadas aos nossos clientes, ajudando-nos a continuar a cumprir nossa missão de fornecer ‘Low Fares Done Right’ em toda a América e além.”

Rentschler fundou a Pratt & Whitney Aircraft Company em Hartford, Connecticut, em julho de 1925 . Ele tinha uma visão para a aviação comercial viável: os melhores aviões só podem ser construídos com os melhores motores. O primeiro produto da empresa, projetado no final daquele ano, foi um motor de pistão radial refrigerado a ar chamado Wasp. O motor transformou a indústria da aviação e é o único motor de aeronave a ser considerado um marco histórico até hoje. 

O motor GTF amplia a visão e o espírito de inovação da Rentschler com seu design de ventilador voltado. Ele economizou para as companhias aéreas mais de 800 milhões de galões de combustível e mais de 8 milhões de toneladas métricas de CO 2 desde que entrou em serviço em janeiro de 2016.

O motor Pratt & Whitney GTF™ é o único sistema de propulsão com engrenagens que oferece benefícios de sustentabilidade líderes do setor e custos operacionais confiáveis ​​e de classe mundial. Oferece a maior eficiência de combustível e as menores emissões de gases de efeito estufa para a família Airbus A320neo. 

Aeronaves movidas a GTF reduzem o consumo de combustível e CO 2emissões em 16% a 20%, emissões de NOx em 50% e pegada de ruído em 75%. Certificados para operação com 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e testados com sucesso em 100% SAF, os motores são capazes de reduzir ainda mais as emissões de carbono emissões, o que ajudará a indústria da aviação a atingir sua meta de zero emissões líquidas até 2050. A revolucionária arquitetura de ventiladores do motor é a base para tecnologias de aviação mais sustentáveis ​​nas próximas décadas, com avanços como o motor Pratt & Whitney GTF Advantage™ e além.

Informações: Pratt & Whitney

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *