Veja quais são os três voos mais longos realizados pelo Embraer E2 no Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Matti Blume

A família E2 é uma das principais apostas da Embraer atualmente no mercado de aeronaves comerciais. Ao todo, mais de 240 unidades dos modelos foram encomendadas, sendo 227 do Embraer 195E2 e 20 do Embraer 190E2. Por enquanto o menor integrante da família, o Embraer 175E2, não possui nenhuma encomenda registrada.

Com capacidade para acomodar até 146 passageiros (em classe única) e uma autonomia de até 4.815 km, o Embraer 195-E2 é também mais econômico em relação ao consumo de combustível quando comparado com sua geração anterior: o Embraer 195 E1.

Aqui no Brasil, a Azul Linhas Aéreas é a única operadora do E2 e possui onze unidades do Embraer 195-E2, um deles, o PS-AEJ foi incorporado recentemente pela companhia. Através de um levantamento, selecionamos as três rotas mais longas operadas pelo modelo no Brasil (no mês de novembro 2022), considerando a média de tempo de voo e também distância entre as cidades em linha reta. Confira:

3º – Campinas <-> Recife

O voo que liga o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, ocupa a terceira posição deste ranking.

A distância entre Campinas e Recife (em linha reta) é de pouco mais de 2.100 km. A Azul Linhas Aéreas opera este voo com várias frequências diárias, sendo a maioria delas com os Airbus A320 e A321neo, mas alguns poucos voos semanais no trajeto são operados pelo Embraer E2. A duração média da etapa varia de 02h45 podendo chegar até quase 03h.

2° – Campinas <-> Parnaíba

A ligação Campinas – Parnaíba da Azul figura a segunda posição da lista e é muito próxima do trecho que ocupa o primeiro lugar.

Em linha reta, as cidades estão a quase 2.300 km de distância entre si e o tempo médio do voo Campinas – Parnaíba (nos dois sentidos) varia de 03h05 até 03h25, segundo dados do FlightRadar24.


+LEIA MAIS:


1° – Campinas <-> Jericoacoara

Também operado pela Azul, a linha entre Campinas e Jericoacoara é o voo regular mais longo atualmente operado pelo Embraer 195-E2 no Brasil.

As duas cidades estão a pouco mais de 2.240 km em linha reta (considerando Cruz, município em que está localizado o Aeroporto de Jericoacoara). A duração da etapa é similar a do voo anterior entre Campinas e Parnaíba, variando de 03h10 até 03h30, segundo dados do FlightRadar24.

No site da companhia, tanto o trecho de Campinas – Parnaíba quanto o Campinas – Jericoacoara são comercializados com 03h20 de operação.


Lembramos que como as aeronaves não realizam os voos exatamente em linha reta, as distâncias acima informadas podem ter variações. A duração do voo também é variável por diversas questões, entre elas, a meteorologia em rota.

A rota regular mais longa operada pela Azul com o Embraer 195-E2 era anteriormente o trajeto entre Congonhas e Fernando de Noronha, que posteriormente passou a ser Campinas – Fernando de Noronha e foi descontinuado por conta das restrições de aeronaves a jato na ilha.

Agora em dezembro, a Azul irá colocar o E2 em um trajeto que certamente tomará o primeiro lugar do Campinas – Jericoacoara, mas contaremos em uma próxima matéria.

Você já realizou alguma destas rotas?

Fábio Passalacqua

4 Replies to “Veja quais são os três voos mais longos realizados pelo Embraer E2 no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *