Confira quais são os três voos mais longos operados pelo turboélice ATR no Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

O ATR é um dos turboélices de maior sucesso e está presente na frota de diversas empresas aéreas ao redor de todo mundo. No Brasil, é a aeronave regional mais popular em operação, com mais de 50 deles em atividade por cinco diferentes empresas: Azul Linhas Aéreas, Omni Táxi Aéreo, VOEPASS, Total Linhas Aéreas e Imetame Metalmecânica, que possui uma unidade para transporte de funcionários.

O turboélice franco-italiano é utilizado, em sua maioria, para voos de menor distância, com uma média entre 01h e 01h30 de duração, mas existem algumas etapas que superam estes números. Selecionamos aqui as três rotas regulares (de passageiros) mais longas operadas por ATRs no Brasil, considerando distância entre as cidades e também duração. Confira:

3 – Brasília (BSB) – Araguaína (AUX)

Em terceiro lugar está o trajeto que conecta as cidades de Brasília e Araguaína, Tocantins.

Com cerca de 515nm (milhas náuticas), o que em linha reta é aproximadamente 955km de distância entre si, as cidades de Araguaína e Brasília são conectadas pela GOL em voos operados pelos ATR72s da VOEPASS.

Quanto a duração, o voo entre a Capital Federal e a segunda maior cidade de Tocantins dura em média entre 02h20 e 02h30.

2 – São Paulo (CGH) – Santa Maria (RIA)

O voo que liga São Paulo – Congonhas com a cidade de Santa Maria, no RS, fica em segundo lugar entre os mais longos operados pelo turboélice no Brasil. O trecho é comercializado pela GOL, mas operado pelo ATR72 da VOEPASS.

As cidades de São Paulo e Santa Maria estão a cerca de 533nm (milhas náuticas), o que em linha reta é aproximadamente 988 km de distância.

Falando de duração, esta rota leva em média (baseado nos últimos 3 dias) 02h45 para ser cumprida.


+LEIA MAIS:


1 – São Paulo (CGH) – Uruguaiana (URG)

A ligação que conecta o Aeroporto de Congonhas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, é o voo mais longo operado por um ATR no Brasil. O trajeto é da GOL, mas operado pelo ATR72 da VOEPASS.

As cidades de São Paulo e Uruguaiana possuem cerca de 610nm (milhas náuticas), o que em linha reta é aproximadamente 1.130km de distância entre si.

Uma média observada nos últimos 3 dias, consta que o voo entre a cidade gaúcha e a capital paulista dura em torno de 03h05.


Lembramos que como as aeronaves não realizam os voos exatamente em linha reta, as distâncias acima informadas podem ter variações. A duração do voo também é variável por diversas questões, entre elas meteorologia em rota.

A VOEPASS é a segunda maior operadora do ATR no Brasil e detém, até então, os três voos mais longos efetuados pelo modelo no país.

Fonte: DECEA e SkyVector.

Fábio Passalacqua

2 Replies to “Confira quais são os três voos mais longos operados pelo turboélice ATR no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *