Saiba quantos ATRs estão em operação no Brasil atualmente

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

O ATR é um turboélice franco-italiano desenvolvido e fabricado pela ATR – Avions de Transport Régional. Ele foi projetado para atender principalmente mercados regionais, onde a demanda às vezes não é suficiente para uma aeronave de maior porte. É avião versátil, capaz também de operar em pistas mais curtas ou aeroportos com menor infraestrutura.

Existem dois modelos de ATR, o ATR42, que é o menor e acomoda entre 40 e 50 passageiros, e o ATR72, que possui capacidade para acomodar até 78 passageiros em configurações utilizadas por empresas como a Cebu Pacific.

Ao todo, mais de 500 unidades do ATR42 foram produzidas (somando todas as versões -300, -500 e -600), enquanto o seu irmão maior, o ATR72, já teve mais de 1 mil fabricados.

No Brasil, um país em que vários aeroportos não possuem a devida estrutura para receber grandes jatos comerciais, o ATR é uma figura importante para atender estes locais. Ao todo, 55 unidades do avião estão em operação no país.

Confira onde estão eles e quantas unidades estão em operação:

Azul Linhas Aéreas

Com mais de 180 aeronaves em sua frota, a Azul Linhas Aéreas é a maior empresa aérea do país, considerando quantidade de aeronaves.

Em sua frota, a empresa possui 36 unidades do ATR72-600s que são a espinha dorsal da malha regional da empresa e ligam as cidades do interior com os principais hubs da companhia realizando voos como Mossoró – Recife, Ribeirão Preto – Campinas, Pelotas – Porto Alegre, Ipatinga – Belo Horizonte, entre vários outros trajetos. 

Dois deles possuem pinturas especiais. Um é o PR-AKF, que conta com o esquema visual Rosa, reforçando o compromisso da Azul com a campanha de prevenção do Câncer de Mama, e o outro é o PR-AKO, que possui a bandeira do Brasil pintada em sua fuselagem.

Três ainda voam com as cores básicas da antiga TRIP Linhas Aéreas, que foi incorporada pela Azul entre os anos de 2013 e 2014. São eles: PR-TKL, PR-TKM e PR-TKJ.

Imetame Metalmecânica

A Imetame Metalmecânica, empresa do ramo de energia e logística, com sede em Aracruz-ES, é a única no Brasil que possui um ATR72 privado, e foi a primeira no mundo a adquirir um o modelo 72-600 para uso exclusivo.

Configurado para transportar 72 passageiros, o PR-PFD possui as poltronas nas cores laranja e cinza, intercaladas por fileira.

Utilizado para transportar sua equipe com mais conforto, segurança e facilidade para suas áreas de trabalho, a empresa disponibiliza a aeronave para também levar as famílias dos colaboradores até o local onde foi designado o serviço.

OMNI Táxi Aéreo

A OMNI Táxi Aéreo, fundada no ano 2000, é uma companhia que atende as maiores empresas do setor petrolífero e conta com aeronaves para o transporte aéreo offshore e onshore em todo o território brasileiro, além transporte de carga externa e também serviços aeromédicos.

Em 2018, a empresa recebeu seu único ATR 42-500. Matriculado como PR-OHS, o turboélice tem 25 anos de idade e começou sua carreira na Air Mauritius, em 1997.

O mesmo é capaz de operar em pistas menores, possibilitando a interligação direta entre aeroportos de grande e médio portes, aumentando a área de cobertura das operações da Omni Táxi Aéreo.

Total Linhas Aéreas

A TOTAL Linhas Aéreas, empresa fundada em 1988, é uma das operadoras mais antigas do ATR no Brasil, sendo uma das poucas a operar o turboélice de menor versão, o ATR 42.

São duas unidades, também da versão -500, o PR-TTK com 26.3 anos de idade e o PR-TKB com quase 22 anos. Eles ficam baseado em Manaus e o PR-TTK voltou a operar recentemente, enquanto o PR-TKB ainda continua fora de serviço.

O turboélice ativo é utilizado em fretamentos esporádicos, a maioria deles pela Petrobras. A TOTAL levava os colaboradores da empresa de Manaus, Coari e Carauari para Porto Urucu, onde a estatal realiza extração de petróleo e gás.

VOEPASS Linhas Aéreas

A VOEPASS Linhas Aéreas, companhia aérea mais antiga em operação no Brasil, é a segunda maior operadora do ATR no país, com quinze unidades do modelo, estando 10 em operação, dois em manutenção e três estacionados.

A companhia ribeirão-pretana tem voando em sua frota duas unidades do ATR 42-500, sete ATR 72-500s e um ATR 72-600. Em manutenção estão dois ATR 72-500s, que entrarão futuramente na malha da empresa.

Os ATR 42-500s geralmente ficam baseados em Manaus, cumprindo as rotas da companhia para diversas cidades no interior do Amazonas. Já os ATR 72 ficam divididos entre suas bases pelo país.


Você já voou no ATR? Como foi a sua experiência? Conte para nós:

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

One Reply to “Saiba quantos ATRs estão em operação no Brasil atualmente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *