Principal aeroporto das Maldivas inaugura nova pista e novo terminal para hidroaviões

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Ontem (06), o Aeroporto Internacional de Velana, localizado em uma ilha próxima de Malé, capital das Malvidas, inaugurou duas novidades: a nova pista de pousos e decolagens e o novo terminal direcionado às operações dos hidroaviões. O aeroporto é a principal porta de entrada para os turistas que buscam se aventurar ou relaxar pelo arquipélago paradisíaco.

Nova pista de pousos e decolagens

Com seus 3.400m de comprimento e 60 metros de largura, a nova pista é 200 metros mais comprida e 15 metros mais larga que a anterior. As obras de construção do projeto custaram mais de USD 370 milhões e foram finalizadas em 2018. Naquele ano aconteceu o primeiro pouso na nova pista, mas na verdade foi por conta de um engano! Os pilotos de um Airbus A320neo da Air India confundiram as pistas e acabaram pousando na errada, que ainda estava em construção. Ninguém se feriu no incidente e a aeronave também não sofreu nenhum dano.

Ainda em 2018, algumas semanas depois da ocorrência com a Air India, aconteceu o primeiro pouso conhecido como oficial na nova pista. O responsável pela estreia foi ninguém mais ninguém menos que um Airbus A380 da Etihad. O fato marcou também o primeiro pouso do modelo nas Maldivas, que só veio a acontecer porque a nova pista possui o Código F, que permite o pouso de aeronaves do porte do Airbus A380.

Depois do pouso do gigante da Airbus, a pista voltou a ser fechada por conta de itens e reparos que ainda precisavam ser feitos. Neste período somente voos testes foram permitidos. Quatro anos depois, ela finalmente foi inaugurada. A última decolagem da antiga pista foi realizada pelo Airbus A330-300 TC-JNO da Turkish Airlines na noite do dia 05/10/2022.

Foto: @shabilphotos

A aeronave que marcou oficialmente a abertura da nova pista foi o Boeing 777-300ER de matrícula A6-EPO da Emirates. Ele tocou o solo da cabeceira 18 às 07h20 (local) de ontem, dia 6, e foi recebido com batismo. A partir de então, todas as operações passaram a ser efetuadas na nova pista 18 – 36 do Aeroporto de Velana.

A pista antiga passou a ser utilizada como taxiway, desafogando assim o movimento do tráfego em solo no aeroporto, que em certos dias chega a ser caótico.

Novo terminal para hidroaviões

Ontem (06) também aconteceu a inauguração do novo terminal de passageiros para as operações de hidroaviões. Ao todo, mais de 600 voos operados por hidroaviões acontecem todos os dias nas Maldivas e uma grande parcela deles partem e chegam do Aeroporto de Velana.

A abertura do novo terminal, que foi nomeado de “Noovilu Seaplane Terminal”, aumentará consideravelmente a capacidade e a qualidade da experiência dos clientes que pretendem embarcar em um serviço de hidroavião. Empresas aéreas como a Maldivian, Trans Maldivian Airways (TMA) e Manta Air transferiram as suas facilidades para o novo complexo.

O Vice Presidente das Ilhas Maldivas, Faisal Naseem, comentou durante a cerimônia de inauguração que o Aeroporto Internacional de Velana é “um dos principais hubs econômicos do país” e também que mesmo com a dimensão de todo esse projeto da nova pista e do novo terminal, as operações no aeroporto jamais foram interrompidas.

Fábio Passalacqua

One Reply to “Principal aeroporto das Maldivas inaugura nova pista e novo terminal para hidroaviões”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *