Azul reajusta sua malha e continuará voando para Fernando de Noronha

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Na última quinta-feira (06) as companhias aéreas GOL e Azul foram notificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a restrição de operações com aeronaves a jato no aeroporto da ilha de Fernando de Noronha.

A medida, que passará a valer a partir do próximo dia 12, visa a segurança das operações por conta da degradação do pavimento da pista e afeta diretamente os cinco voos diários operados na ilha, visto que todos eles são efetuados por aeronaves a jato. A Azul Linhas Aéreas conta com 3 operações realizadas pelos Embraer 195 e 195-E2, enquanto a GOL tem dois voos com o Boeing 737-700.

Para contornar a restrição, a Azul Linhas Aéreas informou que a partir da próxima quarta-feira (12) irá passar a realizar os voos entre Recife e Fernando de Noronha com o ATR72-600, que não está dentro da limitação imposta pela ANAC. A empresa acrescentou que apoia a decisão da Agência e vai continuar trabalhando durante todo o processo de melhoria da infraestrutura da pista de Fernando de Noronha. A ligação direta entre Campinas e Fernando de Noronha, que é efetuada pelo Embraer 195-E2, será cancelada temporariamente.

“A restrição da operação de aeronaves a jato é cabível, uma vez que a degradação de pavimento, associada às características de peso e motores dessas aeronaves, poderia gerar descolamento da camada asfáltica da pista e ingestão pelos motores. Já a operação com aeronaves ATR 72-600, mais leves e com motores altos e a hélice, é segura”

Azul Linhas Aéreas

+LEIA TAMBÉM: A partir da próxima semana, aeronaves a jato não poderão operar no Aeroporto de Fernando de Noronha


A maior prejudicada com a situação é a GOL Linhas Aéreas, que tem somente aeronaves a jato em sua frota. Em pesquisas no site da companhia, já não é possível encontrar voos de/para Fernando de Noronha a partir do dia 12. A empresa divulgou uma nota em seu site confirmando que os voos para a ilha estão cancelados e que “está entrando em contato com seus clientes e moradores da ilha com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha, para as tratativas de acomodação, crédito ou cancelamento (…)”

Se você tem alguma passagem marcada para Fernando de Noronha nos próximos dias, recomendamos entrar em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo voo.

Fábio Passalacqua

Fábio Passalacqua

One Reply to “Azul reajusta sua malha e continuará voando para Fernando de Noronha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *