ATR72 de empresa charter europeia realiza trajeto de 9 mil milhas para voar no Tahiti

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Amelia International

O ATR72 é uma aeronave que foi desenvolvida para o mercado regional e focada em voos de menor distância, portanto não será a primeira opção para operar uma rota de 9.300 milhas entre a França e o Tahiti. No entanto, esse fato aconteceu recentemente e a aventura a bordo do turboélice durou oito dias, passando por 11 aeroportos.

O escolhido para realizar o longo trajeto foi o ATR72-600 F-HGNU da Amelia International, uma empresa que faz parte do grupo francês Regourd Aviation. O motivo da viagem foi o arrendamento de curto prazo da aeronave pela empresa aérea polinésia Air Tahiti, que conta com uma frota de outros nove ATRs, sendo dois da versão 42 e sete do 72.

Antes de voar nas paradisíacas ilhas do arquipélago no Pacífico, esse ATR72 da Amelia estava cumprindo regularmente dois serviços diários entre Paris (Orly) e Aurillac, cidade localizada a 558 km ao sul da capital francesa. Os voos estavam sendo efetuados com numeração da Air France e a partir do dia 4 de junho, a vida do F-HGNU mudou.

Voando até o Tahiti

A longínqua trajetória começou no último dia 04, quando o ATR72 partiu do aeroporto de Saint-Brieuc, onde está localizado o centro de manutenção da Amelia. De lá, a aeronave realizou o voo AIA900F, que durou 04h24, até Malta. De acordo com o Flightradar24, após 1 hora em solo maltês, o turboélice partiu para uma jornada de 04h19 até Cairo, a capital do Egito. Ele passou uma noite em terras egípcias e no dia seguinte às 08h11, o F-HNGU decolou rumo ao Dubai World Central Airport, depois de percorrer mais de 2400 km em 05h32.

O ATR então pernoitou em Dubai e no dia seguinte (06) realizou duas “pernas”, uma entre Dubai e Nagpur, na Índia, e a outra de Nagpur até o aeroporto Don Mueang International, em Bangkok, na Tailândia. Na madrugada do dia 08, às 02h33 o turboélice decolou para Darwin, na Austrália, mas no caminho realizou duas escalas para reabastecimento: uma em Cingapura e depois em Bali, na Indonésia. Foram 4900 km percorridos neste dia.

Após uma noite descansando em Darwin, o turboélice voou até a Nouméa, na Nova Caledônia, realizando uma escala técnica em Brisbane, na Austrália e na manhã seguinte (10), partiu da Nova Caledônia para as Ilhas Fiji, onde pousou no Aeroporto Internacional de Nadi. No dia 11, o F-HNGU realizou o último trecho até chegar em sua nova moradia temporária. Ele decolou do Aeroporto de Nadi e pousou no Aeroporto Internacional Faa’a, localizado em Papeete, no Tahiti. O ATR percorreu todo o trajeto em 8 dias, mas no final “ganhou” um, isso porque na última perna cruzou a Linha Internacional da Data e pousou em Papeete no dia 10.

Depois de toda essa odisseia, agora o ATR72 F-HNGU da Amelia ‘relaxa’ entre as ilhas paradisíacas da Polinésia Francesa. Ele começou a voar pela Air Tahiti no dia 15 de junho e já realizou voos para lugares como Bora Bora, Raiatea e Huahine. Uma aventura e tanto para esse ATR e sua tripulação!

Fábio Passalacqua

One Reply to “ATR72 de empresa charter europeia realiza trajeto de 9 mil milhas para voar no Tahiti”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *