Da Austrália até o Panamá: acompanhe o longo traslado do futuro Fokker 50 da Air Panama

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

A australiana Alliance Airlines, que é a maior operadora atual de aeronaves da Fokker no mundo, se desfez recentemente de seus cinco Fokker 50s. Mesmo já com a idade na casa dos 30 anos, os clássicos turboélices encontraram uma nova casa: o Panamá.

No país latino-americano, situado na América Central, os bimotores de fabricação holandesa serão incorporados na frota da Air Panama, que é atualmente uma das últimas companhias aéreas no mundo a voar com o modelo, tendo três deles ativos em sua frota. Agora, a empresa irá ampliar sua frota dobrando ela de tamanho. Dos cinco Fokker 50 adquiridos pela Air Panama, três voarão na malha da aérea e os outros dois restantes serão desmontados e servirão como aeronaves de peças de reposição.

Da Austrália até o Panamá

Foto: GCMaps / Obs: o trajeto KEF-PTY é meramente ilustrativo. Ele não será direto e sim efetuado com escalas no Canadá e Estados Unidos, porém ainda não foram divulgadas quais as cidades que servirão de parada.

O primeiro dos exemplares, que irão voar no Panamá, está em sua jornada até o país. Ainda com a matrícula australiana VH-FKZ, o turboélice começou a sua odisseia até as Américas no último dia 22, voando de Adelaide até Broome, cidade situada na Austrália Ocidental.

De Broome, o Fokker deixou de vez o território australiano e realizou um voo de 03h35 até Surabaya, na Indonésia, e após uma parada técnica de reabastecimento, voou até Penang, na Malásia. Ambos os trajetos foram realizados no dia 23/09.

Depois de um pernoite na Malásia, no dia 24/09 o clássico Fokker decolou rumo à Bangalore (Bengaluru), na Índia, onde pousou após um longo voo de 06h01. Ainda no mesmo dia, o turboélice fez mais uma “pernada” longa, também superior a 6 horas, voando da cidade indiana até Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, onde ficou estacionado por dois dias. Descanso merecido!

No dia último dia 26, o VH-FKZ deu uma passadinha pelo Egito, pousando na cidade litorânea de Hurghada, procedente de Al Ain. Ontem (27), o turboélice voou do Egito até Belgrado, na Sérvia.

+LEIA TAMBÉM: ATR72 de empresa charter europeia realiza trajeto de 9 mil milhas para voar no Tahiti

Hoje (28), o Fokker está neste momento realizando a sua segunda etapa do dia. Mais cedo ele voou entre Belgrado e Stavanger, na Noruega, e agora está em voo até terras ainda mais frias: Reykjavik, na Islândia. Ele deve pousar no país nas próximas horas.

Não há informações sobre quais serão as próximas paradas do VH-FKZ até a Cidade do Panamá, mas o turboélice tem possibilidade de ainda realizar escalas na Groenlândia, Canadá e Estados Unidos, antes de chegar em sua nova casa com clima tropical.

Através do link ao lado você pode acompanhar a jornada do turboélice: Fokker 50 VH-FKZ FlightRadar24

Os outros dois Fokker 50 que também voarão na malha da companhia panamenha são os de matrícula VH-FKV e VH-FKW e os dois que servirão de peça de reposição serão o VH-FKO e VH-FKX. Todos eles continuam na Austrália e ainda não tem data definida de quando iniciarão o longo traslado ao Panamá.


Vida longa à estes clássicos Fokker 50s em sua nova casa!

Fábio Passalacqua

One Reply to “Da Austrália até o Panamá: acompanhe o longo traslado do futuro Fokker 50 da Air Panama”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *