LATAM é primeira no Brasil a monitorar operações de solo com câmeras e inteligência artificial

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: divulgação LATAM

A LATAM acaba de se tornar no Brasil a primeira aérea do País a monitorar parte de suas operações aeroportuárias com o uso de câmeras e inteligência artificial. A empresa acaba de instalar a tecnologia no aeroporto de São Paulo/Guarulhos, seu maior hub (centro de conexões), para medir em tempo real a pontualidade, a qualidade e a eficiência das operações em solo de suas aeronaves. A inovação pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas e foi testada e desenvolvida durante 12 meses pelo LATAM Labs (núcleo de open innovation da LATAM) em parceria com a empresa de softwares Synaptic Aviation.

Para Rafael Walker, diretor Global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, a inovação da empresa no Brasil representa um avanço significativo na coleta inteligente de dados para uma perspectiva completa da operação. “Com os dados em mãos conseguimos mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência para nossos clientes, com qualidade e segurança. É nosso compromisso buscar constantemente formas de tornar a sua jornada cada vez mais simples, rápida e segura”.

Sistema de monitoramento da LATAM em Guarulhos

O novo sistema de monitoramento da LATAM no aeroporto de Guarulhos utiliza câmeras e inteligência artificial para rastrear todos os movimentos da operação ao redor de suas aeronaves em solo. Como um verdadeiro raio-x em tempo real, fornece métricas operacionais (atualização dos horários previstos de decolagem, tempo de utilização do portão e tempos de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre).

Também permite prevenir danos com objetos estranhos, verificar o status da ponte de embarque/desembarque (finger) e fornece relatórios de conformidade que ajudam a LATAM a manter as medidas de segurança ao redor de toda a aeronave em solo. O resultado é uma operação altamente segura em todos os aspectos. 

A inteligência artificial, vale notar, entra em ação quando detecta uma aeronave da LATAM aproxima-se do portão de embarque/desembarque e imediatamente começa a rastrear toda a atividade de solo iniciada ao seu redor para fornecer um verdadeiro registro dos eventos com direito a videoclipes dos momentos mais relevantes.

É desta forma que são registrados, por exemplo, se a aeronave está acoplada ao portão de embarque/desembarque, quando a ponte de embarque/desembarque (finger) é anexada à aeronave ou mesmo quando estão sendo fornecidos à aeronave recursos de solo como ar condicionado e energia elétrica.

*Com informações da LATAM

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *