Cleiton Táxi Aéreo recebe nova aeronave

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: CTA Táxi Aéreo

Nesta semana, a Cleiton Táxi Aéreo (CTA), com sede no Aeroporto de Flores, em Manaus, ampliou um pouco mais a frota, com a chegada de uma nova aeronave, vinda diretamente da fábrica.

A empresa, fundada pelo empresário Claiton Sérgio de Sousa, recebeu um novo Cessna 208B Grand Caravan EX, uma aeronave multimissão que conta com uma cabine ampla que permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade.

A aeronave, de número de série C208B5726, que recebeu a matrícula PS-CTE, agora se une à frota da CTA e atenderá demandas no transporte de cargas e passageiros, assim como serviço de UTI Aérea.

O Caravan EX foi entregue à empresa na fábrica da Textron Aviation, localizada em Independence, cidade no estado americano de Kansas.

Neste traslado dos Estados Unidos até o Brasil, paradas técnicas foram realizadas. Até chegar em Manaus, o monomotor precisou pousar em South Alabama, Fort Lauderdale, Puerto Plata, St. Maarten, Barbados e Boa Vista, completando assim 6.565 quilômetros de viagem.

Atualmente, a Cleiton Táxi Aéreo conta com uma frota composta por monomotores Cessna Caravan, na versão terrestre e anfíbio, e também por um King Air 260.

Mais informações e detalhes do Cessna Caravan EX

A cabine ampla do Cessna Caravan permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até 9 passageiros (mais tripulação). A aeronave ainda pode operar em mais de 99,8% das pistas homologadas no Brasil, graças à capacidade de pousar e decolar em pistas curtas (apenas 426 m) e adversas, como em campos gramados ou de terra.

O Caravan EX oferece melhor performance de subida e maior velocidade de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h), atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de até 1.689 km (a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva), o que lhe permite voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas.

O monomotor já vem equipado com aviônicos Garmin G1000 NXi, reconhecidamente, um dos mais confiáveis do mundo.

Informações sobre o Caravan EX: Textron Aviation

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *