Avião Solidário transporta gratuitamente grande quantidade de itens para ajuda humanitária a refugiados na região Norte

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Mais de 2 toneladas de itens de ajuda humanitária doados à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foram transportados gratuitamente de Boa Vista (RR) para Rio Branco (AC) na última semana pelo Avião Solidário da LATAM para o atendimento de refugiados na região Norte do Brasil. 

A carga composta por kits de higiene foi transportada em voos operados pela companhia entre os dias 20 e 25 de março e será destinada ao atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos de diversas nacionalidades que precisaram abandonar os seus lares em razão de guerras, perseguições e violações dos direitos humanos.

“A LATAM se sente honrada em colaborar nesta missão humanitária ao lado da ONU. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, somente o avião é capaz de encurtar distâncias para fazer a ajuda chegar preservada e na hora certa para quem mais precisa”, destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil

A parceria entre ACNUR e LATAM é resultado de um acordo regional firmado em 2022 e contempla o transporte gratuito de cargas e passageiros para os 54 destinos atendidos pela LATAM no Brasil. “A capacidade logística e de resposta rápida da LATAM são elementos essenciais da cooperação com o ACNUR para atender as necessidades das pessoas refugiadas e assegurar de forma significativa a resposta humanitária que promovemos no Brasil, atendendo a distintas regiões com agilidade e segurança nas entregas”, avalia Davide Torzilli, Representante do ACNUR Brasil.

No início deste ano, a ACNUR e o Avião Solidário da LATAM também atuaram juntos no transporte de casas sustentáveis de emergência do escritório regional da agência da ONU no Panamá na rota Brasília-Boa Vista. O transporte ajudou a atender as necessidades de uma comunidade indígena refugiada, além de venezuelanos refugiados e migrantes que residem atualmente na capital de Roraima.

Também em janeiro de 2023, o Avião Solidário da LATAM realizou o transporte gratuito de mais de seis toneladas de itens destinados aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em que 17 instituições parceiras da ACNUR foram beneficiadas com roupas, fraldas, bolsas escolares e materiais de higiene pessoal.

Além da articulação da ACNUR com as organizações da sociedade civil, entes públicos como estados e municípios também integram o processo de recebimento das doações, sendo a resposta humanitária uma conjunção de esforços de diferentes setores para atender de forma mais eficiente às necessidades imediatas das populações refugiadas. 

*Com informações da LATAM

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *