Azul Conecta planeja atualizar até seis Cessna Caravan para o modelo híbrido-elétrico da Ampaire

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

A Azul Conecta anunciou recentemente a intenção de atualizar até seis Cessna Grand Caravan para aeronaves híbridas-elétricas em parceria com a norte-americana Ampaire, empresa líder em aviação elétrica. 

A atualização das aeronaves vem ao encontro dos objetivos da companhia em zerar as emissões de carbono até 2045, aderindo ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se a primeira aérea do Brasil a fazer parte da Agência ONU dedicada ao desenvolvimento empresarial em linha com os indicadores da Agenda 2030. 

Segundo o vice-presidente Técnico da Azul e presidente da Azul Conecta, Flavio Costa, a escolha da Ampaire foi muito bem pensada, buscando o crescimento de maneira sustentável. “Depois de avaliar uma série de tecnologias de propulsão alternativas, concluímos que a Ampaire nos move em direção aos nossos objetivos em ESG com mais rapidez”, disse o executivo. “A Azul Conecta tem a inovação como missão e vê a atualização, de parte da frota, para o Eco Caravan como um grande projeto de aperfeiçoamento que acelera o nosso caminho para a sustentabilidade, mantendo o padrão de segurança em nossas operações, que é nosso valor inegociável”, concluiu Flavio. 

Além disso, a Azul Conecta em parceria com a Ampaire prestará serviços de conversão para o Eco Caravan, a outras operadoras na América do Sul, interessadas em inovar e adotar o método sustentável que o projeto tem a oferecer. 

Benefícios do Eco Caravan 

O Eco Caravan, como é conhecido o avião híbrido-elétrico da Ampaire, reduz o consumo de combustível e as emissões em até 70%, podendo ser próximas de zero quando se utiliza combustível sustentável de aviação (SAF). O custo de assento por km de operação é reduzido em 25% ou mais, dependendo da infraestrutura da rota utilizada. Essa redução auxilia as companhias aéreas a gerenciarem as despesas beneficiando os passageiros.    

A aeronave híbrida-elétrica preserva a autonomia do Cessna Grand Caravan, podendo manter o transporte de até nove passageiros e mais de 1.100kg de carga.  O excelente alcance e a capacidade de transporte de carga do Eco Caravan são superiores aos aviões com projetos totalmente elétricos, elétricos a hidrogênio e até mesmo outros com a proposta híbrido-elétricos. 

“Estamos entusiasmados em trabalhar com o time visionário da Azul Conecta“, disse o CEO da Ampaire, Kevin Noertker. “Eles estão entre um grupo de transportadores aéreos estabelecidos e prontos para adotar voos com aeronaves híbrida-elétricas, revolucionando toda a indústria da aviação”. ressalta o executivo.

O primeiro de uma nova geração de aeronaves elétricas sustentáveis 

A tecnologia de propulsão do Eco Caravan é escalável para aeronaves regionais de maior porte e, a Ampaire planeja implementar rapidamente sistemas de propulsão mais potentes, beneficiando a sustentabilidade das companhias aéreas. 

Primeiro a comercializar 

A Ampaire está trabalhando com o FAA para que o Eco Caravan receba um Certificado de Tipo Complementar (STC) em 2024. A abordagem da Ampaire difere de outros concorrentes por não requerer um programa completo de certificação de aeronaves, que poderia aumentar o tempo e o custo do projeto. Aqui no Brasil, a empresa norte-americana terá o apoio da Azul Conecta para obter a validação do certificado junto à ANAC.

Informações: Azul Conecta

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *