TAP confirma sua recuperação financeira e operacional no 2° trimestre de 2022

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

A linha aérea TAP Air Portugal divulgou recentemente seus resultados financeiros e operacionais do 2° trimestre de 2022 e o desempenho foi melhor do que o esperado.

O Resultado Líquido acumulado no 1° semestre de 2022 foi de 202,1 milhões de euros negativos, ainda assim 291,1 milhões de euros melhor do que o registrado no mesmo período em 2021. Em relação ao 2° trimestre (2022), a empresa registrou uma redução em 37,2% nos prejuízos, tendo o resultado negativo de 80,4 milhões de euros, contra 128,1 milhões de euros computados no mesmo período do ano passado.

“Isto é algo que nos deixa contentes, mas somos conscientes, a indústria foi surpreendida com a recuperação, com grande procura, […] Estamos cautelosamente otimistas”

Christine Ourmières-Widener, presidente Executiva da tAP

Analisando os dados operacionais da aérea portuguesa no segundo trimestre, observa-se que o número de passageiros transportados foi quatro vezes maior do que o registrado no segundo trimestre de 2021, chegando a 82% do que foi registrado no mesmo período em 2019 (pré-pandemia).

Em relação a capacidade (medida em ASK), foi verificado um aumento três vezes maior do que os números registrados no 2T21. Quando comparado com o mesmo período de 2019, o ASK da companhia está 92% do que era no período pré-pandemia.

+LEIA TAMBÉM: TAP se mantém como líder no mercado entre Brasil e Europa

Falando agora das receitas operacionais da TAP, elas foram quatro vezes maiores do que as registradas no segundo trimestre de 2021, um aumento de 597,4 milhões de euros para EUR 830,6 milhões de euros e representando 99% das receitas operacionais do 2T19. Esse crescimento da receita foi motivado por conta do aumento no preço das passagens aéreas e também por conta da maior capacidade. As áreas de manutenção e carga contribuíram com o aumento da receita em  7,8 milhões de euros e 7,3 milhões de euros, respetivamente.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, avaliou que os resultados da companhia no primeiro semestre são melhores do que o que estava previsto no plano de reestruturação da companhia.

Informações via NewsAvia

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *