siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Que tal começarmos o ano viajando? Embarque conosco em nosso primeiro Flight Report de 2023, onde iremos voar de Amsterdam para Paris a bordo do pequeno Airbus A318 da Air France.
Sobre a Aeronave
O A318 é o menor integrante da família A320 e também o menor avião já fabricado pela Airbus. Apenas 80 unidades do modelo foram produzidas e atualmente pouco menos de 30 estão ativos, sendo que apenas 13 são utilizados em operações comerciais de passageiros, enquanto os restantes fazem parte de frotas governamentais ou são VIPs.
Hoje, somente as companhias TAROM e Air France utilizam o Baby Bus em voos regulares, mas no passado outras empresas aéreas como a LAN, Avianca Brasil, Frontier e British Airways também já operaram a aeronave.
O Voo
Eu estava com uma viagem programada pela Europa e sempre que viajo tento encaixar voos com aviões, aeroportos ou empresas aéreas do meu interesse. Dada a raridade atual de viajar em um A318, programei um trecho para voar nele. Minha intenção era ir de Zurique a Paris, mas como pequeno Airbus não é escalado para realizar tal voo, encontrei uma opção através do site da Air France para realizar o trajeto com uma parada em Amsterdam.
No primeiro voo (Zurique – Amsterdam), embarquei no Boeing 737-800 da KLM, conforme relatei aqui. Já a segunda “perna” seria a bordo do tão esperado A318.
Minha escala no Aeroporto de Schiphol durou mais de 5 horas. Nesse tempo, fiquei fotografando o intenso movimento de aviões que por lá passam, incluindo vários da KLM, dois belos Boeing 757 da Icelandair, um Boeing 747F da Saudia Cargo e até um Airbus A310 cargueiro. As horas voaram e logo chegou o momento de embarcar.
Naquele final de tarde eu embarcaria no F-GUGL, um dos nove Airbus A318 que ainda permanecem em operação pela Air France. Ele foi entregue à companhia em fevereiro de 2006 e é configurado para acomodar 131 passageiros. Me acomodei na poltrona 16A, bem em cima da asa. As portas foram fechadas às 19:00 e após um longo táxi pelo movimentado Schiphol, decolamos às 19h22 (local) pela pista 24, com 42 minutos de atraso do horário original.
O tempo estava ótimo, com pouquíssimas nuvens no céu e ao cruzarmos a altitude de 10 mil pés o aviso dos cintos foi desligado. Durante a subida, sobrevoamos o porto de Rotterdam, que é o maior porto marítimo de toda a Europa.
A tripulação começou a se movimentar e o serviço de bordo foi iniciado enquanto voávamos em cima de Bruxelas, capital da Bélgica. Foi servido um sanduíche natural de tomate e parmesão, acompanhado de bebidas variadas. Eu optei pela água.
Após o fim do serviço, aproveitei para andar pelo pequenino A318. Uma curiosidade é que a última fileira, a 24, possui apenas duas poltronas e não existe uma divisória entre elas e a porta da aeronave. (foto abaixo)
A aproximação foi iniciada às 19h44 e, ainda com Sol, tocamos a pista 26L do Aeroporto Paris Charles De Gaulle às 20h04, completando assim uma etapa de rápidos 43 minutos.
Taxiamos até o Terminal 2F. Aguardei todos os passageiros desembarcarem para fazer mais algumas fotos do interior da aeronave.
Encerrei assim a minha estreia no simpático Airbus A318.
Desejo a todos vocês, nossos leitores, um excelente início de ano.
2 Replies to “Flight Report: voando entre Amsterdam e Paris a bordo do pequeno e raro A318”