Flight Report: voando de Madrid para Amsterdam com a Icelandair numa improvável conexão em Keflavik, na Islândia

Esse Flight Report foi escrito e cedido por Alexandre Oliveira a convite do ONTIME Aviation, sendo todo o conteúdo de responsabilidade do autor.

Viajar em aviões raros tem sido uma das minhas metas pessoais dos últimos tempos. Isso pode parecer meio estranho, mas para quem gosta de aviação, geralmente isso é visto com naturalidade, afinal, cada avião e companhia aérea tem um contexto histórico e geográfico único e poder voar em alguns específicos traz uma realização pessoal impagável. 

Em junho desse ano tive a oportunidade de realizar mais um desses sonhos, voar no raro Boeing 757-300 da companhia islandesa Icelandair

Atualmente apenas quatro companhias aéreas voam com esse modelo de avião, são elas: Condor, Delta, United e a Icelandair, que atualmente possui apenas dois em sua frota (matrículas TF-FIX e o TF-ISX).

Para tornar viável esse roteiro, voei com a Icelandair de Madrid para Amsterdam com uma conexão na capital da Islândia, Keflavik.

ICELANDAIR / TRECHO: MAD-KEF / BOEING 737 MAX 8

Inicialmente o voo tinha previsão de decolar às 23:55 de Madrid no dia 09 de junho, mas, no dia do voo fui notificado por SMS que o mesmo sofreria um atraso de cerca de 3 horas, ou seja, decolaria pela nova previsão na madrugada do dia 10. 

Reprodução: SMS da Icelandair

Ao chegar no Aeroporto de Madrid, procurei o balcão da companhia aérea para obter mais informações sobre o meu voo e pegar uma via do cartão de embarque. Ao ser atendido, foi-me explicado sobre o atraso e que agora o meu voo seria operado por um Boeing 737 MAX 8, anteriormente a aeronave escalada era um Boeing 757-200. Além disso, ainda devido ao atraso, foi  me concedido um voucher para ser usado num restaurante que dava direito a uma refeição e a uma bebida. 

Depois de confirmar as informações no check-in, passei pela segurança e fui explorar um pouco mais do gigante terminal 2 do Aeroporto de Madrid. 

Finalmente por volta das 02h15 da manhã no horário local o embarque foi iniciado, onde o acesso até aeronave que estava numa área remota foi feito ônibus. Durante o trajeto até a aeronave, pude apreciar vários outros aviões que naquela noite pernoitava por Madrid.

Ao entrar no avião, me acomodei na poltrona 5F, e depois de alguns minutos de taxi, decolamos rumo Keflavik às 03:29 no horário local. Durante o voo, foi servido água e café. As opções de alimentação eram vendidas à parte. 

Na expectativa de que pudesse ver algum sinal de aurora boreal, não dormi durante a viagem. Porém, devido ao atraso do voo, ao chegar perto da Islândia o sol já havia nascido, tirando assim qualquer chance de ver o fenômeno natural que torna o país tão desejado por muitos viajantes. 

A aproximação e o pouso em Keflavik foi um espetáculo à parte, como você pode conferir em um dos vídeos abaixo. 

Após o pouso, desembarquei e fui conhecer o terminal do Aeroporto pois dentro de poucas horas pegaria o próximo voo, agora com destino a Amsterdam voando no Boeing 757-300. 

ICELANDAIR / TRECHO: KEF-AMS / BOEING 757-300

Mais uma vez, o embarque foi remoto. Para minha surpresa, o outro Boeing 757-300 da companhia estava no pátio sendo carregado e embarcado para um voo com destino a Londres. Você pode conferir no vídeo abaixo o registro. 

O embarque em Keflavik foi lento, acredito que por falta da ônibus para embarcar tantos voos na remota operando naquela manhã de sexta-feira. Mesmo depois de fechar as portas, o avião ainda ficou cerca de 40 minutos aguardando pushback pois havia 9 tráfegos entre pousos e decolagens à nossa frente. 

O voo de cruzeiro entre a capital islandesa e a capital holandesa foi bem tranquilo, mais uma vez optei pela água e pelo café servido como cortesia pela companhia. 

Durante a aproximação para o pouso em Amsterdam foi possível observar um Embraer 175 da KLM paralelo ao meu avião, também nos procedimentos finais para pouso no Amsterdam Schiphol Airport. Esse momento está registrado em um dos videos abaixo.

Para fechar com chave de ouro, o Boeing 757-300 da Icelandair parou numa posição ao qual dava para ver num dos terraços do aeroporto de Amsterdam um Fokker 100 que um dia foi operado pela KLM. Ele pode ser visitado por passageiros em trânsito no aeroporto.

Dados dos Voos

VOO 1: FI595

Trecho: MAD/LEMD (Madrid Barajas Airport) -> KEF/BIKF (Keflavik International Airport)

Horário de Decolagem: 01:29 UTC / 03:29 Horário de Madrid

Horário de Pouso:  04:59 UTC / 04:59 Horário de Keflavik

Tempo de Voo: 03:30

Aeronave: Boeing 737 MAX 8 / Matrícula: TF-ICN

Assento: 5F

VOO 2: FI500

Trecho: KEF/BIKF (Keflavik International Airport) -> AMS/EHAM (Amsterdam Schiphol Airport)

Horário de Decolagem: 08:30 UTC / 08:30 Horário de Keflavik

Horário de Pouso: 11:14 UTC / 13:14 Horário de Amsterdam

Tempo de Voo: 02:44

Aeronave: Boeing 757-300 / Matrícula: TF-FIX

Assento: 39A

Confira abaixo a sequência de vídeos:

1. Embarque na remota – Madrid Barajas Airport,

2. Decolando de Madrid;

3. Pousando em Keflavik;

4. Embarque na remota – Keflavik International Airport

5. Decolando de Keflavik;

6. Pousando em Amsterdam.

Redação ONTIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *