Flight Report: Voamos no Cessna C208 EX da Azul Conecta

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Nossos últimos dois Flight Reports foram na Europa a bordo de empresas aéreas ultra low-cost como a Ryanair e também a easyJet. Agora, nós vamos voltar aqui para o Brasil e realizar a nossa primeira viagem juntos em uma aeronave monomotor: o Cessna Caravan da empresa Azul Conecta, que é uma divisão regional da Azul Linhas Aéreas. Embarque com a gente de Goiânia, capital do Goiás, até Barra do Garças, no Mato Grosso.

LINHA AÉREA: Azul Conecta / VOO: AD5344 GYN-BPG / AERONAVE: Cessna C208 EX Caravan PS-CND / Duração: 01h29

Essa viagem começa no Aeroporto Santa Genoveva (GYN / SBGO), localizado na capital goiana, onde eu cheguei cerca de 01h30 antes do horário previsto da partida, que era às 12:10.

Ao passar pelos trâmites de segurança, me dirigi ao portão de embarque designado ao voo AD5344, que ficava no piso inferior. Chegando lá, uma funcionária da companhia notificou que o voo estaria atrasado em alguns minutos por conta de um atraso na partida de Jundiaí. Como eu não tinha nada marcado chegando em Barra do Garças, o atraso pouco me afetaria. Aproveitei então este tempo extra no solo de Goiânia para escrever matérias para o ONTIME.

A aeronave chegou por volta das 12:55 (local) e após a finalização do abastecimento, eu e os outro oito passageiro fomos convidados a embarcar. O voo estava com 100% de ocupação! Na caminhada até o Cessna, podemos observar de perto o pushback do Boeing 737-800 PR-GXH da GOL que partiria antes de nós, mas para Congonhas.

Devidamente embarcados, me acomodei no assento 2A e após instruções passadas pela tripulação, o motor foi acionado, dando vida ao novíssimo PS-CND (último Cessna Caravan entregue à Azul Conecta). Começamos a taxiar às 13:24 e cinco minutos depois estávamos alinhando na pista 14. Saímos do solo às 13:31 cercados de um bonito visual: do lado direito os altos arranha-céus de Goiânia e do esquerdo estava o terminal de passageiros do aeroporto, acompanhado de pequenos morros ao fundo.

O ‘CND’ foi deslizando pelos ares do cerrado e aproveitei para ficar observando as paisagens lá embaixo. Deslumbrantes! Como ele voa em uma altitude mais baixa, a sensação é de estar em um voo panorâmico. Sempre bom estar a bordo de um Caravan.

Algumas nuvens começaram a surgir e a tripulação foi realizando os desvios necessários. Estávamos voando dentro de um ‘parque’ de pequenos cúmulos. O serviço de bordo havia sido liberado semanas antes de eu embarcar e neste voo as opções disponibilizadas foram os bolinhos de laranja, os torresminhos, água e refrigerante. Os snacks estavam no bolsão da poltrona e na parte traseira do avião havia uma cesta para quem quisesse mais.

O voo foi efetuado a 10 mil pés de altitude e quando estávamos a cerca de 35 minutos de Barra do Garças, passamos ao lado do Morro do Macaco (primeira foto abaixo), que fica nas proximidades da cidade de Iporá. O morro é considerado, por quem pratica esportes, um dos melhores locais do Brasil para a prática do parapente e voo livre, além de trilhas.

A aproximação foi iniciada às 14:39 e o céu na região era de ‘brigadeiro’! Já bem próximos do aeroporto, cruzamos o Rio Araguaia e na final para pouso o Rio das Garças. O toque em solo mato-grossense ocorreu pontualmente às 15:00 (horário de Brasília) completando 01h29 de voo. A aterrisagem aconteceu pela pista 07 e da janela era possível ver a imponente Serra Azul.

O motor foi cortado às 15:05 (BSB) e o desembarque começou um minuto depois. Me despedi da tripulação e aproveitei para fazer mais algumas fotos do lustroso Cessna 208 EX, que por sinal é bastante silencioso.

A cidade de Barra do Garças está situada no Mato Grosso, bem na divisa com o Goiás, onde do outro lado da margem é possível ver Aragarças e também a cidadezinha de Pontal do Araguaia. As três são divididas tanto pelo Rio Araguaia, quanto pelo Rio das Garças, que fazem uma tríplice fronteira entre as cidades. Uma curiosidade é que mesmo Barra do Garças sendo localizada no estado do Mato Grosso, a população local segue o horário de Brasília e não o de Cuiabá, que é uma hora a menos do que a Capital Federal.

Terminamos assim mais um Flight Report aqui no ONTIME. Se você ainda não conferiu as nossas outras experiências de voo, acesse os links abaixo:

Fábio Passalacqua

5 Replies to “Flight Report: Voamos no Cessna C208 EX da Azul Conecta”