Flight Report: Voamos no Caravan da Azul Conecta para Cuiabá

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Nosso último Flight Report aqui no ONTIME foi entre Goiânia (GYN) e Barra do Garças (BPG), também a bordo de um Cessna Caravan da Azul Conecta. Hoje, nós vamos voar de BPG até Cuiabá (Várzea Grande). Confira aqui o Flight Report da semana passada: Azul Conecta.

LINHA AÉREA: Azul Conecta / VOO: AD5341 BPG-CGB / AERONAVE: Cessna C208 Caravan PR-WOT / Duração: 01h37

Iniciamos a nossa viagem no simpático Aeroporto de Barra do Garças. Cheguei por lá cerca de cinco horas antes da partida do meu voo, para ver se conseguia fotografar algum outro movimento, mas nenhuma aeronave apareceu por lá naquela tarde. Aproveitei então para produzir conteúdo aqui para o ONTIME.

O voo estava previsto para partir às 19:35 (horário Brasília) e o Cessna chegou procedente do Aeroporto de Várzea Grande por volta das 19:25. Cerca de 15 minutos após o desembarque, o reabastecimento da aeronave foi concluído e eu e os outros cinco passageiros fomos convidados a embarcar.

Me acomodei no assento 2A e às 19:44 as portas foram fechadas. Voaríamos naquela noite no Cessna Grand Caravan PR-WOT, que foi fabricado em 2010 e entregue originalmente à TWO Táxi Aéreo naquele mesmo ano. Em 2013, a empresa trocou seu nome para TWOFlex após a fusão com a Flex Táxi Aéreo e no ano de 2020 o “WOT” passou a fazer parte da frota da Azul Conecta, depois da Azul adquirir a TWOFlex.

O motor foi acionado às 19:45 e o táxi começou logo em seguida. Deixamos o solo de Barra do Garças às 19:49 após decolarmos pela pista 25. confira o vídeo da decolagem abaixo:

Após a decolagem, curvamos para a direita rumo à capital mato-grossense. Durante boa parte do trajeto, voamos sob um céu estrelado, que se confundia com os pontinhos de luzes das fazendas abaixo, dando a sensação de que o Caravan flutuava em um universo de estrelas. Muito bonito de se observar!

O serviço de bordo disponível neste voo era o bolinho de laranja e o torresminho acompanhados de água ou refrigerante como opções de bebida. Assim como no voo anterior, tinha uma cesta na parte traseira da aeronave cheia de snacks para quem quisesse um ‘refil’. Aproveitei para ler algumas páginas do livro que eu estou lendo: “A Volta Por Cima” uma aventura escrita por Margi Moss com Gérard Moss.

Os pequeninos vilarejos iam passando com calma pela janela, até que próximo de Primavera do Leste o tempo fechou e começamos a penetrar em algumas nuvens. Balançando bem pouco, o Caravan parecia nem se importar com as pequenas formações.

Começamos a nossa aproximação por volta das 20:10 (horário Cuiabá) – Apenas lembrando que Barra do Garças mesmo estando no Mato Grosso, segue o Horário de Brasília e Cuiabá está 1 fuso a menos que a Capital Federal.

Dentro das nuvens era possível ver o “clarão” da cidade e ao cruzarmos uma última delas, Cuiabá e Várzea Grande apareceram na nossa diagonal esquerda, como se tivessem aberto as cortinas para uma peça de teatro começar. Essa foi a minha primeira experiência noturna a bordo de um Caravan e acompanhar a aproximação ‘iluminada’ para o Aeroporto de Várzea Grande, como se eu estivesse sentado no jumpseat atrás dos pilotos, foi muito bonito!

Tocamos o solo às 20:26 (21:26 horário Brasília), completando 01h37 de etapa. Logo após desembarcarmos, aproveitei para fazer algumas fotos externas do monomotor e acompanhei a decolagem de um Airbus A320neo da Azul ali do pátio, junto com um dos fiscais.

Depois desse voo, tomei um chá de cadeira antes de embarcar no Embraer 195E2 para Campinas durante a madrugada. Assim terminamos mais um voo juntos aqui no ONTIME. Nos vemos em um próximo Flight Report!

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *