Flight Report: A bordo do ATR 72 da VOEPASS em um voo vendido somente pela GOL

Nossos últimos dois Flight Reports foram na Europa a bordo das empresas aéreas Vueling e também a Icelandair. Agora, nós vamos voltar aqui para o Brasil e realizar uma viagem juntos em uma aeronave já vista anteriormente por aqui, porém em uma operação conjunta entre duas empresas parceiras: GOL e VOEPASS.

Na última terça-feira (09), embarquei no voo G38031 da GOL Linhas Aéreas, que liga Ribeirão Preto, cidade no interior de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, rumo à LABACE 2022, que aconteceu no Aeroporto de Congonhas entre os dias 09 e 11 de agosto.

Cheguei por volta das 06:00 no Aeroporto Leite Lopes (RAO), em Ribeirão Preto, já com meu check-in feito pelo aplicativo da GOL, o que facilitou e agilizou meu embarque.

Após passar pela checagem de bagagem e segurança, aguardei o início do embarque do voo. Na sala de embarque, já era possível ver no pátio a aeronave que iria realizar o voo, o ATR 72 da VOEPASS. A ligação entre Ribeirão e Guarulhos da GOL conta com a parceria da companhia aérea regional brasileira, que por sua vez opera os voos com suas aeronaves e tripulação própria.

As passagens nestas operações são vendidas somente pela GOL, através de seu site e demais meios de compra.

Às 07:00, cerca de 25 minutos após o horário previsto, a equipe de solo da companhia deu início ao embarque do G38031 pelo portão de número 2, conferindo os cartões de embarque e documentos de identidade.

No embarque remoto, me dirigi ao ATR 72-600 de matrícula PR-PDX da VOEPASS Linhas Aéreas, que ainda estava nos preparativos finais para seu voo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A aeronave da companhia ribeirão-pretana responsável por cumprir o trecho possui cerca de 09 anos de idade, iniciando seus voos na frota da VOEPASS no mês de julho de 2022

Já dentro do bimotor turboélice, me desloquei até a poltrona 3D, localizada nas primeiras fileiras da aeronave. Este assento possibilita uma bela visão da asa e do motor do ATR 72. Logo que entrei, com a devida autorização, fui até a cabine de comando conversar com os pilotos, que me receberam muito bem.

A tripulação do voo operado pela VOEPASS era composta pelo comandante Campos, o copiloto Rubens e as comissárias Ana e Camila.

Após os 29 passageiros entrarem na aeronave e se alocarem em seus respectivos assentos, as portas foram fechadas e os procedimentos de segurança realizados.

Às 07:30 o pushback foi iniciado, com o acionamento dos motores sendo realizado logo em seguida. Após alguns minutos, o táxi até a cabeceira 18 foi iniciado. Até a pista, foram utilizadas as taxiways Bravo (B) e Alpha (A).

A decolagem do Aeroporto Leite Lopes ocorreu às 07:39, 14 minutos depois do horário previsto para a partida. Já fora do solo, antes da aeronave curvar a esquerda cumprindo a saída OPRUT 2A, foi possível apreciar a bela Califórnia Brasileira.

Por volta das 07:54, já quase nos 17.000 pés, o serviço de bordo foi iniciado. Neste curto voo, foi servido pela tripulação apenas um copo de água e um saquinho de amendoim.

Em decorrência da ocupação mediana, o assento ao meu lado ficou livre, o que deixou o conforto ainda maior. O espaço entre as fileiras também é bem generoso, onde para mim, com quase 1,90m de altura, ainda restou cerca de “uma mão” até o assento à frente. Para o entretenimento à bordo, estavam disponíveis duas edições de revistas VOEPASS, edição número 80 (Ribeirão Preto) e a número 81 (Cerrado). Ambas estavam no porta revistas junto ao cartão de instruções de segurança.

O ATR passou cerca de 18 minutos voando a 17.000 pés. Às 08:11 a descida para Guarulhos foi iniciada, estabilizando primeiramente a 11.000 pés. A chegada na grande São Paulo foi um pouco turbulenta, atravessando camadas de nuvens que causavam certas instabilidades.

Para iniciar os procedimentos finais para pouso no aeroporto mais movimentado do país, a aeronave foi colocada pelo controle São Paulo em sequenciamento.

Após 53 minutos de voo, tocamos a pista 09R do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Às 08:40, já na posição 111, o desembarque foi iniciado. O trajeto a área de desembarque foi realizado via ônibus.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *