Embarcamos no voo inaugural da Azul Conecta entre Congonhas e Jacarepaguá

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Ontem (31), foi um dia de novidades na Azul Conecta. A subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas iniciou sua nova Ponte Aérea, que liga o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, localizado próximo da conhecida Barra da Tijuca. A convite da Azul marcamos presença na cerimônia e também no voo inaugural. Embarque com a gente!

Antes do voo, aconteceu na loja da Azul, no Aeroporto de Congonhas, uma cerimônia seguida da coletiva de imprensa com Fábio Campos, Diretor de Relações Institucionais da companhia, que comentou os principais pontos relacionados ao novo trajeto. São sete decolagens diárias em cada sentido e dois Cessna Caravan C208 passam a ficar responsáveis pelas idas e vindas entre as localidades, um ficando baseado em Congonhas e o outro em Jacarepaguá. A nova ligação atende uma região da capital fluminense que fica mais distante dos aeroportos Santos Dumont e do Galeão, funcionando assim como boa uma alternativa para quem mora na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e outros bairros por ali.

“Este voo é mais um resultado de um trabalho da Azul, que busca desenvolver a aviação no Rio. Voos como este trazem mais desenvolvimento econômico e social para o estado, além de gerar mais empregos”

Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul
Foto: Divulgação

Fábio Campos e Walter Luiz Rodrigues Stanisci Junior, gerente de Segurança Infraero Aeroporto de Congonhas, “cortaram” a fita simbolizando o início da nova ligação. Na sequência, eu e os demais passageiros seguimos para o portão 22, de onde embarcamos por volta das 09:15 da manhã.

Check-in no Aeroporto de Congonhas

O responsável pelo voo AD5122 da manhã de ontem (31) foi o novíssimo PS-CNE, um dos últimos Cessna Caravan EX incorporados pela Azul Conecta. Ele chegou no início do mês de outubro na empresa acompanhado de seu ‘irmão’ PS-CNF.

Me acomodei na poltrona 1B, logo atrás dos comandantes e com um panorama legal de várias janelas. Portas fechadas, pushback iniciado às 09h30 e minutos depois estávamos aguardando na típica fila para decolagens do frenético Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país.

Deixamos o solo da capital paulista às 09h58 e o visual da partida foi um espetáculo. Como o Caravan é mais lento e sobe um pouco mais devagar que os jatos, observamos com calma os vários prédios de São Paulo e pontos históricos como o Museu do Ipiranga, que foi reaberto recentemente.

Cruzamos uma fina camada de nuvens, estabilizamos nos 9 mil pés e logo a Ilhabela apareceu à nossa direita. Em parte do trajeto, voamos acompanhados de chuva. Os comandantes foram fazendo os desvios necessários e o Caravan voou tranquilo por entre as precipitações.

Durante o voo, os famosos snacks da Azul estavam disponíveis, além de água e refrigerante, que estavam em um cooler na traseira da aeronave. Deixamos o estado de São Paulo e o tempo começou a melhorar quando passávamos próximos a Paraty. Voamos a maior parte do trecho sobre o mar, costeando o litoral.

Snacks

Passamos ao lado da longa Restinga de Marambaia e a nossa descida foi iniciada por volta das 10:50. Minutos depois estávamos sobrevoando a praia da Barra da Tijuca e às 11h07 tocamos o solo carioca através da pista 21 do Aeroporto de Jacarepaguá. No pátio, os bombeiros já aguardavam para o batismo de boas-vindas e passamos pelo arco de água simbolizando a estreia da nova ligação.

Desembarquei e aproveitei para conhecer rapidamente o terminal do Aeroporto de Jacarepaguá, que é dominado pelo movimento dos helicópteros offshore.

+LEIA TAMBÉM: Embarque com a gente pelos belos visuais da famosa Rota das Emoções a bordo do Caravan da Azul Conecta

Após alguns minutos em solo, embarquei de volta para Congonhas e deixamos o aeroporto fluminense às 11h54. Com uma curva à direita rumamos em direção à capital paulista.

Voamos novamente sobre o mar e no trajeto da volta o tempo já estava melhor, cruzamos apenas uma rápida chuva no caminho, novamente em cima de Ilhabela.

Várias cidades como São Sebastião, Juquehy, Maresias, passaram pela janela até chegarmos na Baixada Santista. Começamos a nossa aproximação enquanto sobrevoávamos a serra entre o litoral e a capital paulista, que não demorou muito para surgir no horizonte.

Pousamos em Congonhas às 13h15, concluindo mais uma etapa de pouco mais de 01 hora. O desembarque aconteceu de forma remota e fomos levados de van para o terminal.

Ambos os voos estavam com 100% de ocupação. A Ponte Aérea Rio-São Paulo é a rota mais movimentada do Brasil e essa nova linha da Azul vem fortalecer ainda mais o leque de opções no concorrido trajeto.

CONFIRA TAMBÉM: Doces ou travessuras? Embarcamos na VOEPASS em voo com ação de Halloween.

Nos vemos em uma próxima viagem!

Fábio Passalacqua

4 Replies to “Embarcamos no voo inaugural da Azul Conecta entre Congonhas e Jacarepaguá”