Doces ou travessuras? Embarcamos na VOEPASS em voo com ação de Halloween

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Em nosso último Flight Report, voamos de Puerto Iguazú para Buenos Aires (Aeroparque) em uma low-cost que vem se destacando na América do Sul: a jetSMART. Agora, nós vamos voltar aqui para o Brasil e realizar uma viagem juntos a bordo da VOEPASS, em um voo com uma ação de Dia das Bruxas (Halloween). Embarque com a gente!

O Dia das Bruxas, ou Halloween, como é chamado em países no exterior, é realizado todos os anos no dia 31 de outubro. Sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as pessoas, fantasiadas batem de porta em porta a fim de ganhar doces.

Na manhã desta segunda-feira (31), a convite da VOEPASS Linhas Aéreas, embarquei no voo 2Z2331, que liga Ribeirão Preto, cidade no interior de São Paulo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Cheguei por volta das 08:20 da manhã no Aeroporto Leite Lopes (RAO), em Ribeirão Preto, já com meu check-in feito pelo aplicativo da VOEPASS, o que facilitou e agilizou meu embarque.

Após passar pela checagem de bagagem e segurança, aguardei o início do embarque do voo. O ATR 72 no qual eu embarcaria, pousou às 09:20 procedente do Aeroporto de Guarulhos.

Às 09:30 a equipe de solo da companhia deu início ao embarque do 2Z2331 pelo portão de número 1.

Fui caminhando até o turboélice de matrícula PP-PTO, que estava nos preparativos finais para seu voo para Congonhas. A aeronave, da companhia ribeirão-pretana responsável por cumprir o trecho, possui cerca de 14 anos de idade, mas iniciou os seus voos pela VOEPASS no mês de junho de 2015, quando a empresa ainda operava sob o nome de Passaredo.

Já dentro do bimotor, fui recebido pela comissária Aline Luz, que estava distribuindo aos passageiros balas Icekiss, Lilith e Chita, da marca Cory em celebração ao Dia das Bruxas, reproduzindo a tradição conhecida como Doces ou Travessuras.

Me acomodei na poltrona 3D, localizada nas primeiras fileiras da aeronave. Este assento possibilita uma bela visão da asa e do motor do ATR 72.

A tripulação do voo operado foi composta pelo comandante Marco Aurélio, o copiloto Rubens e as comissárias Aline, Priscila e Victoria. Após os 30 passageiros entrarem na aeronave e se alocarem em seus respectivos assentos, as portas foram fechadas e os procedimentos de segurança realizados.

Às 09:43 o pushback foi iniciado, com o acionamento dos motores acontecendo logo em seguida. Após alguns minutos, iniciamos o táxi até a cabeceira 36. Até a pista, foram utilizadas as taxiways Bravo (B) e Echo (E).

A decolagem do Aeroporto Leite Lopes ocorreu às 09:48. Já fora do solo, antes da aeronave curvar a esquerda, foi possível apreciar a bela Califórnia Brasileira (Ribeirão Preto).

Por volta das 10:10, já quase estabilizados nos 17.000 pés, o serviço de bordo foi iniciado. Neste curto voo, foi disponibilizada pela tripulação uma maior variedade de bebidas no serviço, com água, refrigerante e energético. Para comer, foram entregues um saquinho de amendoim e um saquinho de biscoitos de chocolate da Cory.

O assento ao meu lado estava livre, o que deixou o conforto ainda maior. O espaço entre as fileiras também é bem generoso, onde para mim, com quase 1,90m de altura, ainda restou cerca de “uma mão” até o assento à frente. Para o entretenimento a bordo, estava disponível a edição de número 84 de revista VOEPASS. A mesma estava no porta revistas junto ao cartão de instruções de segurança.

O ATR passou cerca de 20 minutos voando a 17.000 pés. Às 10:24 a descida para Congonhas foi iniciada, estabilizando primeiramente a 13.000 pés. A chegada na grande São Paulo foi um pouco turbulenta, visto que atravessamos várias camadas de nuvens que estavam rodeando a capital paulista.

Para iniciar os procedimentos finais para pouso no aeroporto central de São Paulo, a aeronave foi colocada pelo controle São Paulo em sequenciamento, passando sobre o litoral paulista (foto abaixo).

Após aproximadamente uma hora de voo, tocamos a pista 35L do Aeroporto de Congonhas. Às 11:00, já na posição, o desembarque foi iniciado. Fomos transportados de ônibus até o terminal.

Encerramos aqui mais uma viagem juntos no ONTIME.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

One Reply to “Doces ou travessuras? Embarcamos na VOEPASS em voo com ação de Halloween”