Após dois anos de instabilidade causada pela crise pandêmica, o setor do turismo volta a apresentar perspectivas positivas e a busca por viagens internacionais segue aumentando.
O avanço da vacinação contra o Covid-19, a reabertura de fronteiras e o ‘relaxamento’ das restrições por parte de alguns países, como por exemplo retirada da obrigatoriedade de realizar quarentena ou teste de PCR antes de embarcar, são os principais motivos que vêm ajudando na recuperação do setor e aumentando a segurança do passageiro na hora de escolher o lugar. Lembrando que não são todos os países que têm diminuído ou retirado as restrições, vários continuam exigindo as medidas.
Um levantamento recente realizado pelo ViajeNet, uma agência de viagens online, analisou quase 240 mil buscas no Google entre os meses de março de 2021 e março de 2022 e apontou quais foram os dez destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros. Orlando, cidade onde diversos parques temáticos como Disney, Universal, Seaworld e outros estão localizados, lidera o ranking. Confira o TOP 10 completo:
TOP 10 DESTINOS INTERNACIONAIS
- Orlando, EUA
- Cancún, México
- Nova Iorque, EUA
- Paris, França
- Miami, EUA
- Punta Cana, República Dominicana
- Lisboa, Portugal
- Buenos Aires, Argentina
- San Andrés, Colômbia
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
Todas essas cidades, exceto San Andrés, possuem voos diretos partindo do Brasil.
Danielly Oliveira, gerente de marketing do ViajaNet, apontou outros fatores que estão contribuindo com a tendência de alta no setor.
“A alta das viagens turísticas internacionais também se relaciona diretamente com a recente queda do dólar, fator importante para quem planeja conhecer novos locais no exterior. Outro ponto considerável é que muitas pessoas que precisaram adiar viagens por conta da pandemia ou aquelas que compraram passagens aéreas durante a crise pandêmica decidiram viajar apenas após a vacinação completa, quando se sentiram mais seguras para se deslocar, o que também explica essa alta”
Próximos 3 meses
A agência também analisou dados dos destinos mais comprados para os próximos três meses, que inclui o período de férias escolares no Brasil, verão no Hemisfério Norte e a temporada de neve em países como Argentina e Chile.
Lisboa lidera o ranking com 11,9%, seguida por Santiago, no Chile, com 8,1%. Paris aparece em décimo lugar e Grande Porto (Portugal) e Buenos Aires também estão entre as dez mais compradas.
Desde que a pandemia começou, você viajou alguma vez para fora do Brasil? Conte para nós nos comentários