Aeroporto de Congonhas pode voltar a receber voos internacionais

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Há algumas décadas, ver aeronaves de empresas aéreas estrangeiras no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, não era algo incomum. Hoje, a realidade é outra: somente voos domésticos chegam ou partem do aeroporto central da capital paulista.

Segundo o secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, o cenário pode mudar no futuro visto que a internacionalização de Congonhas deve acontecer nos próximos anos. Essa informação foi divulgada pelo secretário durante o Conselho Internacional de Aeroportos América Latina e Caribe (ACI-LAC), que acontece em Buenos Aires.

A intenção é de que Congonhas tenha um formato de operações similar ao do Aeroparque Jorge Newbery, situado na capital argentina. O aeroporto argentino conta com uma grande parcela de voos domésticos, mas também possui operações internacionais para países da América do Sul como Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai. A LATAM Brasil, a GOL e a Aerolíneas Argentinas contam hoje com ligações diárias entre o Aeroparque e algumas cidades brasileiras.

“”O que Congonhas precisa, primeiramente, é a certificação da Anac, que já está em fase muito avançada. O terminal tem quase 1,9 mil metros de pista e consegue decolar tranquilamente voos para Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). Vemos grande potencial para o desenvolvimento do tráfego na região, o que estamos chamando de ponte aérea da América do Sul”

Ronei Glanzmann, Secretário da SAC do Ministério da Infraestrutura

De acordo com Glanzmann, o primeiro passo para esse processo será a certificação de voos internacionais para a aviação geral, o que está previsto para acontecer ainda este ano. Vale lembrar também que o Aeroporto de Congonhas passará a ser administrado em breve pela AENA, que venceu sua concessão em agosto.

Fábio Passalacqua

2 Replies to “Aeroporto de Congonhas pode voltar a receber voos internacionais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *