Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A empresa aérea nacional da Costa do Marfim, Air Côte d’Ivoire, anunciou hoje (25) a encomenda de um par de Airbus A330-900s (neo), que fazem parte dos planos de expansão futuros da companhia.
O acordo entre a aérea africana e a Airbus foi assinado na sede da fabricante europeia, em Toulouse, na presença de Amadou Koné, Ministro do Transporte da Costa do Marfim; Laurent Loukou, CEO da Air Côte d’Ivoire; General Abdoulaye Coulibaly, Presidente do Conselho da Air Côte d’Ivoire; e de Philippe Mhun, Vice-Presidente de Programas e Serviços da Airbus.
Já cliente da Airbus, a Air Côte d’Ivoire possui atualmente apenas aeronaves de corredor único em sua frota, que é composta por dois A319, dois A320ceo, um A320neo e um trio de Dash Q400s. A encomenda dos dois A330neo significa para a empresa dar sequência ao seu plano de expansão, principalmente com rotas de maior distância, visto que a rede de voos dela se concentra na região da África Ocidental e do Sul.
Com a chegada da dupla da nova geração do Airbus A330, a empresa poderá explorar mercados em outros continentes, como a América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte.
A companhia não divulgou quais seriam as futuras rotas das aeronaves, mas podemos fazer algumas suposições, como por exemplo a linha entre Abidjan, capital econômica do país, e Paris, na França. A Costa do Marfim foi colonizada pelos franceses no passado e possui relações estreitas com o país europeu. Hoje, a rota de longa distância com maior número de frequências operada a partir de Abidjan é para a capital francesa. São três voos diários, sendo dois da Air France e um da Corsair. Outra possibilidade seria um voo para algum país muçulmano, visto que grande parte da população da Costa do Marfim é de origem muçulmana.
Fundada em 2012, a Air Côte d’Ivoire hoje conta com 625 funcionários, sendo 79 pilotos, 165 comissários de bordo, 60 técnicos de manutenção e 321 funcionários divididos entre equipe de solo e nos escritórios da empresa. Com sua frota de oito aeronaves, a companhia atende hoje cerca de 23 aeroportos, sendo seis na Costa do Marfim e o restante em outros países como Mali, Nigéria, Camarões, Senegal e África do Sul.
One Reply to “Air Côte d’Ivoire planeja expansão e encomenda unidades do A330neo”