Ultra Longo Alcance: decola pela primeira vez o Airbus A321XLR

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Dirk Grothe via twitter

Decolou hoje (15) pela primeira vez o promissor Airbus A321XLR, versão de ultra logo alcance do A321neo. A aeronave de matrícula F-WXLR foi a responsável por cumprir o primeiro voo teste do modelo, decolando por volta das 11h (local) do Aeroporto de Finkenwerder, em Hamburgo, na Alemanha. Confira o vídeo abaixo:

A tripulação do voo teste é composta pelo comandante Thierry Diez, o primeiro oficial Gabriel de Villegras, o engenheiro de teste de voo Frank Hohmeister e os engenheiros de teste Philippe Pupin e Mehdi Zeddoun. No momento da realização desta matéria, a aeronave ainda se encontra em voo, no Norte da Alemanha. Clique aqui para acompanhar: FlightRadar A321XLR. O pouso no Aeroporto de Hamburgo, onde ficam as facilidades da Airbus, está previsto para às 14h local.

O Airbus A321XLR (Extra Long Range) foi lançado durante o Paris Air Show, em 2019, e é uma das maiores apostas do momento da Airbus. A variante de ultra longo alcance do A321neo já conquistou quase 500 encomendas por mais de 20 empresas como American Airlines, Air Canada, Aer Lingus, Qantas, Cebu Pacific, JetSMART, Middle East Airlines (MEA), que será a lançadora do modelo, e muitas outras. O revolucionário Airbus poderá acomodar até 244 passageiros (em classe única) ou 200 passageiros com um layout de duas classes.

Foto: Airbus

O sucesso do XLR se dá principalmente a adição de um tanque de combustível extra, que permitirá a aeronave realizar voos de 8.700 km, ligando cidades como Paris – Nova Iorque, Buenos Aires – Miami, Sydney – Tóquio e outras rotas que atualmente são operadas por aeronaves de fuselagem larga. O Airbus, que será 30% mais econômico em relação a jatos mais antigos como o Boeing 757, deve começar a ser entregue a partir de 2024 e até o momento não tem nenhum concorrente direto em sua categoria.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *