siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
No último dia 15, a ITA Airways recebeu o seu sexto Airbus A350-900. A aeronave pousou no Aeroporto Fiumicino, em Roma, no final da tarde e horas depois já decolou em seu primeiro voo comercial com passageiros.
Normalmente, quando uma aeronave é incorporada à frota de uma companhia aérea, ela leva alguns dias, às vezes semanas ou até meses para entrar em serviço na malha da empresa. Os motivos para esse tempo entre a entrega e a entrada em serviço são variados e a nacionalização, homologação ou o treinamento e adaptação da tripulação estão entre eles.
Esse não foi o caso do novo A350-900 da aérea italiana de matrícula EI-IFE. O bimotor da Airbus realizou um voo de traslado entre Shannon e Roma, onde pousou às 18:26 (local) do dia 15/09. Horas mais tarde, às 22:54 (local) daquele mesmo dia, o jato decolou no voo AZ674 para o Aeroporto Internacional de Guarulhos realizando a sua primeira etapa com passageiros nas cores da ITA Airways.
Situações como essa são menos comuns, mas acontecem. No dia 21 de julho de 2017, um Airbus A220 da Air Baltic realizou o seu primeiro voo comercial apenas 50 minutos após o voo de entrega vindo do Canadá. O fato foi um recorde não só para a aérea como também no mundo da aviação.