Lufthansa planeja reativar toda sua frota de Airbus A340-600

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Konstantin von Wedelstaedt

Cada vez mais raros de se encontrar, os Airbus A340s estão desaparecendo aos poucos das frotas das empresas aéreas, conforme aeronaves mais econômicas e eficientes chegam ao mercado. Indo em contramão a este movimento, a Lufthansa anunciou que reativará todos seus A340-600s.

No início de 2020, pouco antes da pandemia se alastrar pelo mundo, a aérea alemã contava com 17 unidades do maior modelo da família A340. Por conta da crise sanitária, todos eles foram armazenados e sete deixaram a frota de imediato, entre os meses de fevereiro e abril de 2020.

Durante algum período, houve uma incerteza quanto ao futuro dos quadrimotores na empresa, mas à medida que o mercado foi se reaquecendo, foi decidido colocá-los em operação novamente. O primeiro deles voltou a voar em março de 2022, seguido de outros três em maio e por fim mais um no mês de agosto.

Cinco ainda continuaram estocados com futuro incerto, até a empresa anunciar nesta semana que irá reativar todos eles até o final do segundo trimestre de 2023, visando atender à demanda da alta temporada do Verão Europeu.

O plano da Lufthansa é dividi-los em duas bases: Frankfurt e Munique. Cada cidade ficará com cinco unidades lá baseadas. Confira o status atual das aeronaves:

MatrículaStatus
D-AIHFEstocado em Teruel
D-AIHIAtivo
D-AIHPAtivo
D-AIHTAtivo
D-AIHUAtivo
D-AIHVAtivo
D-AIHWEstocado em Frankfurt
D-AIHXEstocado em Teruel
D-AIHYEstocado em Munique
D-AIHZEstocado em Manila
Via planespotters.net

Outro fator levado em consideração para a reativação de toda a frota do modelo foi a alta procura por cabines da Primeira Classe. Os A340-600s da Lufthansa possuem oito poltronas do luxuoso produto, além de 44 assentos na Executiva, 32 na Premium Economy e 213 na Econômica, totalizando 297 assentos.

Atualmente, as aeronaves têm ficado fixas nos trechos Munique – Nova York e Munique – Boston.

Fábio Passalacqua

Fábio Passalacqua

One Reply to “Lufthansa planeja reativar toda sua frota de Airbus A340-600”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *