Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Com verão se aproximando, os voos para a Antártida são recomeçados e a Hi Fly já realizou sua primeira operação no continente gelado desta temporada.
O Airbus A340-300 de matrícula 9H-TQZ foi o escalado para cumprir a missão, que se iniciou na Cidade do Cabo, na África do Sul. Transportando visitantes, cientistas e mantimentos, o quadrimotor tocou ontem (02) o solo antártico após percorrer cerca de 4.300 km em 5 horas de voo. A aeronave pousou no aeródromo Wolf’s Fang, situado no território de Queen Maud Land, nas coordenadas geográficas 71º 32’ 00” S 8º 50’ 00” E. O local possui uma pista de gelo com 2.500 metros de comprimento e 60 metros de largura capaz de acomodar aviões de maior porte.
Após algumas horas em solo, o Airbus regressou para a Cidade do Cabo, onde pousou às 21:54 (local) de ontem.
Essa é a segunda operação realizada pela Hi Fly na Antártida. A empresa pousou pela primeira vez no continente gelado em 2021, também com o Airbus A340, marcando a primeira operação do modelo por lá. O comandante responsável pelo voo do ano passado contou que é uma operação desafiadora e que requer bastante atenção.
“A pista de gelo glacial é difícil. Ela pode suportar uma aeronave pesada. Sua profundidade é de 1,4 km de gelo duro sem ar. O mais importante é que quanto mais frio, melhor. As ranhuras são esculpidas ao longo da pista com equipamentos especiais e, após a limpeza e escultura, é obtido um coeficiente de frenagem adequado”
comandante Carlos Mirpuri, responsável pelo primeiro voo (2021)
A companhia aérea deve realizar outras operações ao longo desta temporada na Antártida. As datas dos possíveis próximos voos ainda não foram divulgadas.
One Reply to “Hi Fly realiza novamente voo para Antártida com o Airbus A340”