Grupo Tata anuncia a fusão entre a Air India e Vistara

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

O Grupo Tata anunciou na última terça-feira (29) a fusão de suas companhias aéreas, Vistara e Air India.

Com essa consolidação, a Air India será a principal transportadora doméstica e internacional da Índia com uma frota combinada de 218 aeronaves, tornando-a a maior transportadora internacional da Índia e a segunda maior transportadora doméstica.

A Air India, uma companhia aérea totalmente de propriedade da Tata Sons, tem sido a transportadora de bandeira da Índia. A Tata Sons, através de sua subsidiária integral, Talace Private Limited (“Talace)”, adquiriu 100% de participação na Air India em 27 de janeiro de 2022.

A Vistara, uma joint venture entre a Tata Sons e a Singapore Airlines Limited (“SIA”) foi criada em 2013 e é a principal companhia aérea de serviço completo da Índia com operações internacionais no Oriente Médio, Ásia e Europa.

A Vistara será unida com a Air India após o recebimento das aprovações necessárias. Como parte da transação de fusão, a SIA também investirá Rs 2.059 milhões na Air India. Após a consolidação, a SIA deterá 25,1% de participação na Air India.

Estima-se que a transação seja concluída até março de 2024.

Nesta ocasião, o Sr. N Chandrasekaran, Presidente da Tata Sons, disse: “A fusão da Vistara e da Air India é um marco importante em nossa jornada para tornar a Air India uma companhia aérea verdadeiramente de classe mundial. Estamos transformando a Air India, com o objetivo de fornecer uma ótima experiência ao cliente, sempre, para cada cliente. Como parte da transformação, a Air India está se concentrando em aumentar sua rede e frota, renovando sua proposta de cliente, aumentando a segurança, a confiabilidade e o desempenho no prazo. Estamos entusiasmados com a oportunidade de criar uma Air India forte que ofereceria serviço completo e de baixo custo em rotas nacionais e internacionais. Gostaríamos de agradecer à Singapore Airlines por sua parceria contínua.”

O Sr. Goh Choon Phong, Diretor Executivo da Singapore Airlines, disse: “Tata Sons é um dos nomes mais estabelecidos e respeitados da Índia. Nossa colaboração para criar a Vistara em 2013 resultou em uma operadora de serviço completo líder de mercado, que ganhou muitos elogios globais em pouco tempo. Com esta fusão, temos a oportunidade de aprofundar nosso relacionamento com a Tata e participar diretamente de uma nova e empolgante fase de crescimento no mercado de aviação da Índia. Trabalharemos juntos para apoiar o programa de transformação da Air India, desbloquear seu potencial significativo e restaurá-lo à sua posição como uma companhia aérea líder no cenário global.”

Informações: Tata Group

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *