Ontem (10), foi assinado pelos acionistas das aéreas GOL e Avianca Colômbia o primeiro passo da criação do maior grupo de transportes da América Latina. O projeto já vêm sendo desenvolvido há alguns anos e também terá participação não controladora na Viva Air, que foi adquirida recentemente pela Avianca Holdings e uma fatia minoritária da chilena SKY.
O comunicado sobre o novo grupo aéreo, chamado de Abra, foi realizado na manhã desta quarta-feira (11). Quando aprovada pelas autoridades de cada país, a holding estará oficialmente criada e a combinação das marcas equivale a uma receita anual estimada em US$7 bilhões e uma frota de 300 aeronaves.
Após o fechamento do negócio, que deve acontecer no segundo semestre de 2022, o grupo Abra receberá uma capitalização de US$350 milhões de um conjunto de investidores.
O plano busca criar um ambiente mais estável no desenvolvimento das empresas envolvidas e tanto GOL quanto a Avianca continuarão operando de forma independente, como marcas separadas. A meta do Abra é ter a maior malha de voos da região, com sobreposição mínima dos mercados e também foco nas operações de baixo custo, uma vez que as instabilidades criadas no cenário atual não permitem que nenhuma delas atue como low-cost para os usuários.
A equipe de gestão do grupo Abra será liderada por Roberto Kriete (Presidente do Conselho de Administração), Constantino de Oliveira Junior (CEO), e Adrian Neuhauser e Richard Lark como Co-Presidentes.
Os programas de milhagem Smiles e LifeMiles também farão parte do grupo Abra, que terá sua sede no Reino Unido.
Sobre a GOL e Avianca
A Avianca é uma das empresas aéreas mais antigas do mundo, fundada em 1919 em Barranquilla, na Colômbia, ela completa 103 anos no final deste ano. Sua principal base de operações é o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, de onde possui voos para diversos destinos domésticos, nas Américas e na Europa. No Brasil, ela possui uma ligação diária para o Rio de Janeiro e três voos diários para São Paulo. Atualmente o Grupo Avianca conta com cerca de 130 aeronaves e 12 mil funcionários.
Criada em 2000, a GOL Linhas Aéreas surgiu com a proposta do serviço de baixo custo e atraiu novos públicos nos seus primeiros anos de operação. A companhia possui Hubs de operação nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro – Santos Dumont. O centro de manutenção principal da aérea está localizado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, Minas Gerais. Com uma frota homogênea de 142 Boeing 737s, a companhia possui um amplo leque de destinos pelo Brasil e conta com mais de 10 mil colaboradores.