COMAC recebe nova grande encomenda do jato C919

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Ken Chen via Wikimedia Commons

A fabricante de aeronaves chinesa, COMAC, anunciou uma grande nova encomenda de seu mais recente jato: o C919. O pedido foi anunciado durante o primeiro dia do Zhuhai Airshow, na China.

Ao todo, foram encomendadas 300 unidades do modelo, que terá seu primeiro exemplar entregue ainda neste ano e agora acumula mais de mil unidades encomendadas em seu backlog para 28 diferentes clientes. O pedido será dividido entre sete empresas de leasing da China.

O primeiro protótipo para testes saiu da linha de montagem em novembro de 2015 e, no mês de maio de 2017, decolou pela primeira vez. No meio deste ano, a COMAC anunciou a conclusão dos testes, que foi seguido pela certificação da aeronave junto às autoridades chinesas.

A empresa aérea lançadora do modelo será a China Eastern Airlines, que esperava receber três C919s ainda em 2022, mas a fabricante ajustou o número para uma unidade por conta de atrasos no cronograma. A previsão da entrega do primeiro está marcada para o mês de dezembro e certamente será um passo histórico na trajetória da fabricante.

O principal desafio agora da COMAC é emplacar o C919 frente ao A320neo e ao Boeing 737 MAX. A aeronave é um dos carros-chefe da fabricante chinesa e de início será comercializada apenas para operadores da China.

O C919 possui alcance de 4.075 quilômetros e foi desenhado para transportar até 168 passageiros, com possibilidades de diferentes configurações. Outro desafio da fabricante é obter a certificação do modelo junto à agências europeia (EASA) e norte-americana (FAA), impasse que o jato regional ARJ21 já vem enfrentando.

Fábio Passalacqua

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *