A ucraniana Antonov Airlines anunciou que está mudando a sua base para a cidade de Leipzig, na Alemanha. A empresa esteve nas principais manchetes ao redor do mundo nos meses de fevereiro e março, depois que suas instalações e a maior aeronave do mundo, o Antonov 225, foram destruídos no Aeroporto Hostomel, dias após a invasão russa na Ucrânia.
Durante uma conferência na semana passada em Viena, na Áustria, a Antonov confirmou que está transferindo sua base para a cidade alemã Leipzig e detalhou sobre a destruição no Aeroporto Hostomel, que está localizado próximo de Kiev. Segundo a companhia, além do AN 225 ‘Myria’, outras duas aeronaves foram totalmente destruídas, sendo um AN-74 e um AN-26-100.
Cinco AN-124 conseguiram deixar a Ucrânia antes da invasão e em um futuro próximo serão baseados em sua nova casa na Alemanha. Essas aeronaves estão atualmente em atividade operando voos para a ONU, Governo da Ucrânia e voos humanitários.
Além de basear suas aeronaves em território alemão, a Antonov também disse que levará o que sobrou de intacto lá no Aeroporto Hostomel, como por exemplo peças de reposição para os aviões e motores. A empresa disse que também pretende transferir, pelo menos a maioria de seus funcionários para a nova casa e construir uma nova base em grande escala.
O Aeroporto de Leipzig é o local ideal para as novas instalações da Antonov, visto que é o quarto maior hub de cargas da Europa, com um volume anual de mais de 1.6 milhões toneladas. O aeroporto também possui extensas pistas de pouso e decolagem, mais do que suficientes para receber as operações dos gigantes da Antonov.