Salvador Bahia Airport completa cinco anos de concessão

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Crédito: Will Recarey

Após ultrapassar a marca de mais de R$ 700 milhões em investimentos e se tornar o aeroporto mais sustentável do Brasil, o Salvador Bahia Airport completa nesta quarta-feira (31) cinco anos como integrante da VINCI Airports. Desde então, a capacidade do terminal foi ampliada em 50%, passando para 15 milhões de passageiros por ano, a infraestrutura ficou mais segura, confortável, teve seu impacto ambiental reduzido e colocou em evidência a identidade local. Ao todo, o aeroporto proporciona mais de 3.500 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. 

Além de aprimorar a infraestrutura, a VINCI Airports tem usado da sua expertise em desenvolvimento de tráfego aéreo para diversificar a oferta de destinos, aumentando a conectividade para dentro e fora do estado da Bahia. Atualmente, 29 destinos estão disponíveis para os moradores, entre domésticos e internacionais. Até o fim do ano serão pelo menos 34 destinos servidos. Esses voos atendem não só o terminal de passageiros, mas também o terminal de cargas, que transporta sozinho uma média de 420 mil toneladas por mês.  

Inclusive, a GOL escolheu Salvador como centro de distribuição de voos, ampliando significativamente sua oferta doméstica e firmando o compromisso de aumentar o número de partidas internacionais. Mesmo em momentos adversos, como a pandemia, o Salvador Bahia Airport tem disponibilizado novas rotas, algumas delas inéditas, para os seus passageiros. Alguns exemplos são Montes Claros e Guanambi.

Essas novidades posicionam a capital baiana como um dos principais destinos no Nordeste e reforçam o papel do Salvador Bahia Airport no desenvolvimento e promoção da cidade, mantendo o compromisso da VINCI Airports de criar um impacto positivo para a comunidade local. Como forma de valorizar as características regionais, a operadora deu ao aeroporto de Salvador “a cara da Bahia”, ressaltando a identidade local na ambientação, ações promocionais e opções comerciais.  

Estratégia ambiental 

Tendo em vista o compromisso da VINCI Airports em diminuir suas emissões de carbono e contribuir para a preservação dos recursos naturais, o Salvador Bahia Airport tem se destacado pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental e tornou-se o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

Com a aplicação da estratégia ambiental da VINCI Airports, o aeroporto de Salvador foi o primeiro no Brasil a instalar uma usina solar, a interromper o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários e a reutilizar águas residuais. Outras conquistas durante o período foram a redução em 30% das emissões de carbono, de choques de aves com aeronaves em mais de 60% e do consumo de água potável em 44%.  

Julio Ribas, CEO do Salvador Bahia Airport, comentou: “Para nós, é um orgulho chegar aos cinco anos de concessão entregando uma infraestrutura segura, sustentável e que atende aos mais altos padrões operacionais. Durante todo esse tempo, nos preocupamos em oferecer os melhores serviços para os nossos passageiros e companhias aéreas. Vamos continuar empenhados em fazer com que cada vez mais pessoas possam viajar e descobrir novos destinos de forma confortável, segura e ambientalmente sustentável”.

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *