Nos últimos seis meses, pescados e cargas secas lideraram exportações da LATAM Cargo no Ceará

Foto: divulgação

A LATAM Cargo, unidade cargueira do Grupo LATAM, segue desempenhando um papel fundamental na exportação dos produtos produzidos no Ceará.

Nos últimos seis meses (janeiro a junho de 2022), produtos dos segmentos de pescados e cargas secas lideraram as operações de exportação do Ceará: pescados (76% de participação) e cargas secas (43% de participação). Os principais destinos são Miami e Nova York, nos EUA. 

O transporte aéreo, vale lembrar, proporciona uma melhor conectividade entre destinos domésticos e internacionais e uma quantidade de voos que atende a crescente demanda da economia cearense, encurtando distâncias e a duração do transporte.

Essa característica é importante principalmente para produtos mais sensíveis e que demandam cuidados especiais no manuseio, como os pescados.

Foto: divulgação

Em voo direto de Fortaleza para Miami as exportações cearenses levam no mínimo 7h40 para chegar ao destino ou para Nova York levam pelo menos 17h em viagem com conexão (troca de aeronave) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de onde a LATAM voa diretamente para 20 destinos no exterior atualmente.

Segundo Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil, cerca de 90% dos voos de passageiros com origem ou destino em Fortaleza possuem capacidade para transportar cargas no compartimento inferior das aeronaves. “Hoje, a LATAM Cargo conta com capilaridade, malha aérea e frota capazes de levar do Ceará para o mundo uma grande variedade de produtos, com diferentes alternativas e cuidados para cada tipo de transporte”, explica.

No Ceará, a LATAM Cargo oferece transporte cargueiro nos compartimentos inferiores de aeronaves de passageiros que operam as rotas de Fortaleza para São Paulo/Guarulhos (43 voos semanais), seguido de conexão (troca de aeronave) para Miami (10 voos a partir de Guarulhos).

Outro caminho é a rota Fortaleza-Recife (7 voos semanais), seguido de conexão (troca de aeronave) para o cargueiro Boeing 767-300F com destino a Miami (2 voos semanais).

Além disso, a capital cearense conta voos diretos na rota Fortaleza-Miami (1 voo semanal), retomada em 25 de julho. A empresa realiza o transporte em aviões cargueiros, totalizando 139 destinos atendidos em 22 países, sendo 7 deles exclusivos para o transporte de cargas. No Brasil, atende a 54 destinos.

Ao todo, o Grupo LATAM já conta com 15 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota e está avançando no seu projeto global de conversão de Boeing 767 de passageiros em cargueiros até 2023, que deve chegar até 21 aeronaves Boeing 767-300F em 2023.

Informações: LATAM

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *