Recentemente, o primeiro Boeing 737 cargueiro da GOL foi flagrado no Aeroporto Internacional de Pudong (PVG), o mais importante de Xangai e o segundo mais movimentado da China.
O bimotor, que já voava pela companhia aérea brasileira fundada em 2001, foi trasladado até o aeroporto chinês, em outubro de 2021. Em Xangai, o 737 recebeu novas vigas de piso e uma grande porta de carga principal.
Por se tratar de longo percurso do Brasil até a China, a aeronave precisou realizar 4 paradas técnicas, em Espargos (SID), Tirana Rinas (TIA), Almaty Alma-Ata (ALA) e Seul (ICN). Todo o traslado teve duração de 4 dias.
Após seu retorno ao Brasil, o bimotor de 14.9 anos de idade receberá a matrícula PS-GFB, e junto ao PS-GFA, outro Boeing 737 da GOL que também receberá a conversão para cargueiro, comporão a frota dedicada ao transporte de cargas da companhia.
Trajetória do Boeing 737 na frota da GOL
Entregue novo de fábrica à GOL Linhas Aéreas em agosto de 2007, o Boeing 737-800 de número de série 34965 recebeu a matrícula PR-GTP ao ser nacionalizado.
Durante cerca de 14 anos, o jato ficou dedicado ao transporte de passageiros, e a partir de 2022, voltará ao Brasil para voar somente com cargas.