siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Azul Linhas Aéreas recebeu recentemente a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para começar a voar com modelo Airbus A350-900, o maior já operado em sua história.
O processo de certificação da aeronave, que consiste em várias categorias e etapas a serem avaliadas, incluindo testes em voo, em solo e também com seus tripulantes, teve início em outubro, com a empresa realizando voos saindo de Campinas para Porto Alegre, Salvador e Recife. Uma operação pontual para Lisboa também foi realizada durante a o processo.
A aeronave recebeu a homologação ETOPS 120, que a permite voar em trechos onde os aeroportos de alternativa estejam a uma distância de voo percorrida em até 120 minutos.
+LEIA MAIS:
- Dois futuros A320neo da Azul são vistos em Toulouse
- Embarcamos no voo inaugural da Azul Conecta entre Congonhas e Jacarepaguá
A350 na Azul
A Azul Linhas Aéreas recebeu o seu primeiro Airbus A350-900 há cerca de dois meses. A aeronave, de matrícula PR-AOY e batizada como “50 também é Azul”, chegou ao Brasil no dia 14 de setembro, em Confins, e pousou pela primeira vez no Aeroporto de Viracopos, onde foi recebida com uma cerimônia, dois dias depois.
Com seus 74m de comprimento e 64m de envergadura, o Airbus A350-900 passa então a ser a maior aeronave a compor a frota da Azul Linhas Aéreas, tirando o Airbus A330-900neo da liderança. A companhia espera receber mais uma aeronave do modelo ainda neste ano e outras duas em 2023.
O A350 faz parte do plano de renovação da frota da companhia e irá substituir os Airbus A330-200ceo, de acordo com o informado por John Rodgerson, CEO da Azul. O A350XWB da empresa está configurado para 334 passageiros, divididos entre 43 fileiras. São 36 assentos a mais do que o Airbus A330neo da companhia.
O primeiro voo regular da aeronave está previsto para acontecer no dia 15 de dezembro e será para Orlando, na Flórida, destino já atendido pela Azul a partir do Aeroporto de Viracopos.
4 Replies to “Airbus A350 da Azul é homologado pela ANAC; saiba quando será o primeiro voo”