Azul implementa software que torna os voos mais eficientes e reduz as emissões de CO2

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

A Azul Linhas Aéreas acaba de anunciar a implementação do SkyBreathe®, software de gerenciamento de combustível que ajudará a companhia aérea a melhorar a eficiência e reduzir custos ao rastrear e analisar com precisão o uso de combustível no solo e durante os voos.

Desenvolvida pela OpenAirlines, empresa francesa de tecnologia limpa, a plataforma irá usar algoritmos avançados IA e aprendizado de máquina para analisar automaticamente os bilhões de dados de voo gerados pelas 167 aeronaves operadas pela Azul. Além de dados, o SkyBreathe® também considera variáveis como condições climáticas, carga útil e rotas de voo para produzir métricas de combustível altamente precisas. Ao identificar as oportunidades de economia de combustível mais relevantes, o software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5% e melhorar a eficiência geral das operações da Azul.

“Estamos entusiasmados em lançar este sistema inovador de gerenciamento de combustível, que nos ajudará a reduzir os custos de combustível, mas também nos permitirá operar de forma mais sustentável”, conta Diogo Youssef, gerente de Engenharia e Despacho na Azul.


SkyBreathe® na prática


A plataforma capacita cada membro da equipe de combustível – engenheiros de operações de voo, despachantes, engenheiros de manutenção, pilotos e pilotos-chefe – a implementar as melhores práticas de eficiência de combustível nas operações da companhia aérea. A interface de fácil usabilidade foi projetada para que os operadores vejam rapidamente seus desempenhos ambientais reais e o potencial restante de economia de combustível para uma tomada de decisão rápida.

+LEIA TAMBÉM: Veja qual é a frota atual da Azul Linhas Aéreas – Novembro 2022

Os pilotos também se beneficiam de um aplicativo móvel fácil de usar chamado MyFuelCoach ™ para informar sobre cada melhor prática de economia de combustível aplicada durante um voo e se preparar para o próximo voo. “Criar um negócio sustentável é fundamental para nosso crescimento de longo prazo; para isso, estamos sempre trabalhando para reduzir o impacto no planeta. Este novo sistema é uma ferramenta fundamental para apoiar e permitir práticas de eficiência de combustível, para que possamos desempenhar todo o nosso papel no combate às mudanças climáticas”, completa Diogo Youssef.
De acordo com o CEO e fundador da OpenAirlines, Alexandre Feray, ajudar a liderar os esforços da indústria da aviação para descarbonizar seus voos é uma das responsabilidades da empresa francesa. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Azul, pois eles estão comprometidos com um futuro sustentável, é a primeira companhia aérea do Brasil a se juntar à comunidade SkyBreathe® e esperamos que inspire muitos mais a se juntarem a eles na corrida global para combater a crise climática“, conclui.

Gustavo Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *