Raro Boeing 747 da Força Aérea dos EUA está a caminho do Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Masteruploader via Wikimedia Commons

Os últimos dias têm sido agitados para os amantes da aviação no Brasil. Ontem (24), o Airbus Beluga pousou em Fortaleza, marcando o primeiro pouso do modelo em território brasileiro e hoje mais cedo foi recebido com batismo em Campinas. Hoje, o Aeroporto de Viracopos também recebeu mais um visitante especial: o Primeiro Airbus A330 da Força Aérea Brasileira e daqui a algumas horas será a vez da capital federal receber um visitante ilustre.

Trata-se do E-4B Nightwatch, que é um Boeing 747-200 militar a serviço da USAF (Força Aérea dos EUA). O icônico Boeing decolou do Aeroporto de Miami por volta das 13:00 (local) e o pouso no Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek deve acontecer hoje (25) entre às 20:30 e 21:30 (local).

A aeronave vem ao Brasil apoiar a visita do Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, que participará da XV Conferência de Ministros de Defesa das Américas. O fórum, que reúne ministros da defesa de 34 países, foi iniciado hoje (25) e vai até sexta-feira (29). A abertura oficial acontece amanhã (26).

-> Leia também: Primeiro A330 da FAB pousa no Brasil

O  E-4B de registro 73-1676 não é a única aeronave da Força Aérea norte-americana a caminho do Brasil. Um Globemaster C-17 e um Gulfstream C-37B o acompanham e também decolaram hoje de Miami com destino a Brasília.

Ainda não há dia e horário definidos para a partida do Boeing.

Avião do Fim do Mundo

O E-4B leva este apelido por ser uma aeronave preparada e adaptada para uma guerra nuclear ou uma catástrofe natural de grandes proporções. Ele serve como posto de comando voador, de onde o presidente em exercício dos EUA e seu estado-maior podem coordenar os movimentos de tropas e o arsenal nuclear dos EUA, mesmo que importantes estruturas como o Pentágono e a Casa Branca estejam destruídas. Atualmente, a USAF possui quatro deles em sua frota.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *