Veja o que rolou no Domingo Aéreo 2022 da AFA

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Ontem (21), aconteceu o Domingo Aéreo 2022 da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, interior de São Paulo. O tão esperado evento voltou a ocorrer três anos após a última edição em 2019 e reuniu curiosos, entusiastas e amantes da aviação.

Os portões foram abertos próximo das 09h da manhã e estima-se que mais de 50 mil pessoas passaram por lá ao longo do dia, que foi recheado de atrações tanto estáticas, quanto apresentações de voo. Nós estávamos presentes e abaixo você poderá conferir fotos do evento:

Aeronaves em exposição

Várias aeronaves permaneceram em exposição durante o dia. Algumas delas ficaram abertas para visitação do público, outras como o Embraer 195 da Azul, os Super Tucanos da EDA e os Halcones deixaram o seu ‘posto estático’ para realizarem demonstrações de voo. 

  • P-3 Orion

O Lockheed P-3 Orion é uma versão reformulada do clássico Electra e aqui no Brasil é utilizado pela Força Aérea Brasileira para patrulhamento marítimo.

  • Embraer C-390 Millenium

O Embraer C-390 Millennium é um avião multimissão, desenvolvido e fabricado pela Embraer. A aeronave também faz parte da frota da Força Aérea Brasileira, que pretende ir gradualmente substituindo os seus C-130 com os C-390.

  • Beechcraft G18S e Gulfstream G450

O WS Air Museum marcou presença no evento com duas aeronaves: O Beech G18S e o Gulfstream 450. O PS-WBE foi um dos últimos G18S a serem fabricados, segundo nos foi informado. Ele segue ativo desde a década de 60.

Já o G450 é uma aeronave de fabricação da norte-americana Gulfstream, que é uma das fabricantes jatos executivos mais conceituadas do setor.

  • T-25 Universal e T-27 Tucano

O Neiva T-25 Universal é uma aeronave brasileira desenvolvida pela Indústria Aeronáutica Neiva na década de 1960, com a função de substituir o North-American T-6 na instrução avançada dos Cadetes da Força Aérea Brasileira.

  • Casa C-105 Amazonas e HM-1 Pantera

O Casa C-105 é uma aeronave utilizada pela FAB em diversos tipos de operação, sendo busca e salvamento uma delas.

O HM-1 Pantera K2 é a versão militar do Dauphin Eurocopter AS365, operado pelo Exército Brasileiro.

  • Outros

Também presentes de forma estática: Aeroboero, Paulistinha, Super Tucano, caças AMX e também um planador utilizado para o treinamento de cadetes da AFA.


Apresentações

O dia foi repleto de apresentações de tirar o fôlego e os paraquedistas Falcões da FAB foram os responsáveis por abrirem as alas. Eles saltaram de um C-95 (Bandeirante) da Força Aérea dando início as apresentações do Domingo Aéreo 2022.

Posteriormente houveram apresentações dos T-27, Grupo de voo à Vela, Aeromodelismos, Turma da Mônica, comandada pela Mônica Edo, acrobacias de: Vilela Aero Sports, Lucas Yancovitz, Luiz Richeri, Gúnar Armin, ACRO, Christiano Oliveira, Arnaldo Ferrar e Beto Bazaia, além de apresentações da Esquadrilha Céu, Air Tractor e Esquadrilha Fox, que também deixaram o show mais bonito.

Ainda houveram diversas passagens impactantes dos caças A4 SkyHawk, F-5 e AMX. A Esquadrilha da Fumaça e os Halcones se apresentaram duas vezes, uma na parte da manhã e outra no final da tarde e um dos principais destaques do dia certamente foi o voo em formação do Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas com a EDA.

Confira as fotos abaixo:

  • Esquadrilha da Fumaça
  • Halcones
  • Caças: A-4 Skyhawk / F-5 / AMX
  • Azul Linhas Aéreas + EDA

+MAIS APRESENTAÇÕES + FOTOS (Turma da Mônica, Beto Bazaia, Esquadrilha Céu, Esquadrilha FOX, T-27s, Falcões)

Foi um dia para lá de espetacular! Deixamos aqui os nossos agradecimentos aos organizadores do evento e já estamos no aguardo da próxima edição!

Redação ONTIME

Avatar

4 Replies to “Veja o que rolou no Domingo Aéreo 2022 da AFA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *