Canadá envia carta de solicitação referente à aquisição de aeronaves Boeing P-8A Poseidon

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Imagem: Boeing

O governo canadense anunciou na última segunda-feira (27) que enviou uma carta de solicitação por meio do programa de vendas militares estrangeiras do governo dos EUA, referente à aquisição de até 16 aeronaves Boeing P-8A Poseidon.

Como parte de sua política de defesa Strong, Secure, Engaged, o governo do Canadá está buscando substituir a frota CP-140 Aurora por uma aeronave multimissão canadense (CMMA) para a Royal Canadian Air Force (RCAF). A frota CP-140 Aurora foi originalmente adquirida em 1980, e a aeronave está programada para se retirar de serviço em 2030. A aquisição de uma nova frota é necessária para garantir que as forças armadas do Canadá tenham o equipamento necessário para continuar protegendo a soberania canadense ao longo de sua costa. 

Garantir que o RCAF esteja bem equipado e apoiado, mantendo a continuidade operacional e buscando o melhor valor para os canadenses, inclusive por meio de benefícios econômicos para a indústria e as comunidades de costa a costa, está no centro da estratégia de aquisição de defesa do Canadá. 

Um Request for Information (RFI) foi lançado em fevereiro de 2022 para obter informações da indústria. Após compromissos com a indústria e os aliados mais próximos do Canadá, o governo determinou que o P-8A Poseidon é a única aeronave atualmente disponível que atende a todos os requisitos operacionais do CMMA , ou seja, guerra antissubmarina e C4ISR. 

Essa plataforma é uma capacidade comprovada que é operada por vários parceiros de defesa do Canadá, incluindo todos os seus aliados do Five Eyes – Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia – bem como Noruega e Coréia do Sul. A Alemanha também comprou recentemente esta plataforma. 

Com o objetivo de explorar essa opção com mais detalhes, o Canadá apresentou recentemente uma Carta de Solicitação (LOR) por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo dos Estados Unidos, descrevendo os requisitos do Canadá e solicitando uma oferta. Esses requisitos incluem até 16 aeronaves P-8A Poseidon e equipamentos associados e manutenção inicial, bem como acesso à propriedade intelectual e dados técnicos.

A emissão de um LOR não obriga o Canadá a comprar o P-8A Poseidon e o projeto permanece em Análise de Opções. A decisão final será baseada na capacidade oferecida, disponibilidade, preço e benefícios para a indústria canadense.

“O P-8A é uma capacidade multimissão comprovada que atende a todos os requisitos e protegerá os oceanos do Canadá e suas fronteiras para as gerações futuras. Esperamos trabalhar com os governos dos EUA e do Canadá para finalizar esta venda no processo de Vendas Militares Estrangeiras. Juntamente com nossos parceiros da indústria canadense – CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero – estamos comprometidos em fornecer 100% de benefícios industriais e tecnológicos que aumentarão significativamente o setor aeroespacial e de defesa do Canadá indústria”, disse a Boeing em nota.

*Com informações da Boeing e do governo canadense

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *