USAF transporta ônibus escolares para o Haiti

Um ônibus escolar se aproxima de um C-17 Globemaster III em 23 de setembro de 2022, na Base da Reserva Aérea de Março, Califórnia. Uma tripulação da Reserva do 301o Esquadrão de Transporte Aéreo realizou uma missão de três dias de 23 a 25 de setembro, para mover carga humanitária para o Haiti. Através do Programa Denton, três ônibus escolares doados do Distrito Escolar Unificado de San Diego foram transportados da ARB de março para o Haiti. (EUA Foto da Força Aérea pelo Aerór Sênior Jonathon Carnell)
Foto: USAF

Com o conflito civil em andamento no Haiti colocando em risco a vida de crianças simplesmente tentando ir e sair da escola todos os dias, fornecer ônibus para elas se tornou uma prioridade para Those Angels, uma organização não governamental localizada em Oakland.

Felizmente, quando os Aviadores da Travis AFB receberam a ligação de Joseph, eles não eram estranhos ao Programa de Assistência Humanitária Denton. De acordo com os EUA Transportation Command, o programa ajuda a mover a carga humanitária doada por ONGs sediadas nos EUA “para as nações em desenvolvimento para aliviar o sofrimento humano”.

As tripulações ativas do 60º AMW entregaram inúmeros pacotes de ajuda sob o programa nos últimos anos, incluindo um que entregou 90.000 libras de ajuda a Honduras em agosto. Quando foi determinado que suas tripulações aéreas não estavam disponíveis para a missão ao Haiti, eles se voltaram para seus parceiros da Reserva no 349º AMW para entregar a carga útil de ouro.

Capitão Neil Brown, piloto do 301º Esquadrão de Transporte Aéreo C-17, estava passando por treinamento de atualização para se tornar um comandante de aeronaves quando esta missão surgiu.

“Eu estava animado para fazer isso”, disse ele. “É extremamente gratificante saber que podemos trabalhar com missões humanitárias como essa e ajudar as pessoas. Esta foi uma oportunidade sem beijos para fazer o bem de verdade — trazer ônibus para que as crianças possam ir à escola.”

Foto: USAF

Mas antes de Travis AFB atender a chamada, o Conselho Unificado de Educação de San Diego fez o mesmo ao votar para doar 10 ônibus desativados para as crianças a tempo para o primeiro dia de aula em outubro.

“Para aqueles de nós na educação, nada machuca nossos corações mais do que o sofrimento das crianças, quer vivam em San Diego ou em qualquer outro lugar”, disse o Dr. Sharon Whitehurst-Payne, presidente do Conselho Unificado de San Diego em um boletim informativo distrital recente.Somos gratos pela oportunidade de fornecer às crianças do Haiti uma fonte de esperança nos próximos anos, e esperamos inspirar outros a se juntarem a nós, porque San Diego é uma comunidade generosa.”

Os reservistas da Base da Reserva Aérea de Março também desempenharam um papel importante na missão de ajuda quando os aviadores da 452ª AMW entregaram os três ônibus na base do sul da Califórnia em 10 de setembro e os prepararam para a tripulação aérea Travis AFB C-17.

“Sou muito grato pela intensificação da Base da Força Aérea de Travis”, disse Claude Joseph, fundador da Those Angels. “Acabamos de fazer um telefonema e ele decolou de lá.”

Informações: USAF

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *