Segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira chega ao Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Pousou na manhã desta terça-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira. A aeronave tocou o solo brasileiro às 07:50 após cumprir o trajeto com pouco menos de 12 horas de duração desde o Aeroporto de Victorville, nos Estados Unidos.

O Airbus já voou anteriormente na Avianca Colômbia como N508AV e também pela Avianca Brasil, onde operou como PR-OCK. Ao encerrar suas operações pela companhia aérea colombiana, o bimotor passou pelo processo de manutenção e customização, recebendo a pintura da FAB. A aeronave passa agora a ter o designativo C-30 e a matrícula FAB2902 e será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL).

A aeronave A330 (FAB2902), assim como a primeira unidade entregue à Força Aérea Brasileira em julho deste ano, é compatível com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). Após o processo de conversão militar, o jato receberá o designativo KC-30.

As aeronaves terão o objetivo de suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

A empresa Azul S.A. foi declarada a vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual.

Confira como foi a cerimônia de entrega do primeiro A330 à Força Aérea Brasileira

Na manhã de terça-feira, 27 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia oficial de incorporação de sua mais nova aeronave militar, o primeiro Airbus A330. O evento aconteceu na Base Aérea do Galeão (BAGL), localizada no Rio de Janeiro.

Veja completo:

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *